Dicas de gestão

Voltar O papel do gestor na capacitação da equipe

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) busca o aperfeiçoamento contínuo do seu quadro de pessoal, por meio da possibilidade de participação em cursos, eventos e outras ações de desenvolvimento profissional e pessoal oferecidas ou custeadas pela instituição.

Além disso, os servidores do PJSC que se aperfeiçoam podem alcançar o direito a promoções por aperfeiçoamento que permitem a progressão funcional de uma para outra referência na tabela de vencimentos, quando comprovada a conclusão de cursos de formação ou aperfeiçoamento correlacionados com o cargo e a área de atuação e que atendam aos demais requisitos sobre o tema.

E é neste ponto que o gestor pode contribuir, pois se trata de uma ótima oportunidade para estabelecer, de forma participativa, um plano de capacitação contínuo para as pessoas da equipe, que atenda às necessidades da unidade e contribua para a progressão funcional almejada pelos servidores.

A definição de um plano de capacitação para a equipe, alinhada entre gestor e servidores, além de capacitar a equipe naquilo que é necessário, assegura a correlação dos cursos realizados com a área de atuação.

Além dos cursos correlacionados com as competências da unidade de trabalho (judicial ou administrativa), também é possível incluir no plano de capacitação aqueles cujos conteúdos contribuem para o desenvolvimento de qualquer pessoa na instituição, como, por exemplo, nas seguintes áreas do conhecimento:

  • atendimento ao público;
  • português, redação ou libras;
  • relacionamento interpessoal;
  • comunicação não-violenta;
  • trabalho em equipe;
  • direito constitucional e administrativo;
  • gestão de projetos;
  • gestão de pessoas e de equipes;
  • liderança;
  • curso básico de técnico de suporte em informática;
  • capacitação para o trabalho não presencial no PJSC; dentre outros.

Como mais um incentivo à capacitação dos servidores, a Resolução GP n. 55/2018 prevê a possibilidade de utilização de uma hora do expediente de trabalho para a realização de cursos oferecidos pela Academia Judicial, na modalidade de ensino à distância, desde que previamente alinhada com o gestor da unidade.

Com isso, é possível estabelecer uma escala para participação nos cursos institucionais, utilizando esta hora disponível de forma igualitária, favorecendo a capacitação contínua sem prejuízo para o desempenho da equipe.

Além de nossa Academia Judicial, outras instituições públicas também oferecem cursos gratuitos que podem ser realizados por servidores do PJSC. Em nosso Portal do Servidor, disponibilizamos uma lista de instituições cuja qualidade é reconhecida pela nossa instituição. Também é possível realizar cursos em instituições privadas, nas áreas de conhecimento alinhadas ao plano de capacitação da equipe.

A capacitação permite adquirir novos conhecimentos e desenvolver tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, favorecendo a melhoria do desempenho, dos processos de trabalho e a inovação. Por isso, também é importante que o gestor esteja atento às competências e potencialidades de cada servidor para, no momento do feedback da avaliação de desempenho, poder apontar eventual necessidade de desenvolvimento complementar.

Podemos compreender a importância do plano de capacitação quando listamos algumas das oportunidades favorecidas por ele:

  1. Desenvolvimento de habilidades específicas: ao sugerir treinamentos, é possível priorizar as habilidades que, junto com os conhecimentos técnicos, precisam ser desenvolvidas.
  2. Produtividade: a capacitação favorece um olhar ampliado que contribui para a melhoria dos processos de trabalho, aumentando a capacidade produtiva da equipe.
  3. Engajamento: investir nas competências das pessoas faz com que se sintam valorizadas, favorecendo o engajamento.
  4. Novos desafios: muitas vezes, a motivação pode estar relacionada a novos desafios e à especialização em determinada área do conhecimento.
  5. Adaptação a mudanças: em um ambiente de trabalho em constante evolução, pessoas preparadas se adaptam melhor a mudanças.
  6. Maior efetividade: erros geram retrabalho e prejudicam o trabalho da equipe. Uma equipe capacitada pode favorecer maior efetividade no trabalho. 
  7. Melhoria contínua do ambiente de trabalho: o desenvolvimento de habilidades comportamentais gera reflexões positivas, amplia as interações e contribui para a manutenção de um ambiente que zela pelo bem-estar das pessoas. 

Muitos servidores ainda realizam cursos com o único fim de alcançar promoções por aperfeiçoamento. No entanto, esse contexto surge como oportunidade para que os gestores atuem como orientadores e facilitadores do aprendizado contínuo, valorizando a busca pelo conhecimento e disponibilizando recursos e tempo adequados para a capacitação de suas equipes. Assim, trazemos um resumo de estratégias que podem contribuir com a capacitação da equipe: 

  • Definição de um plano de capacitação;
  • Comunicação efetiva sobre cursos disponibilizados pelo PJSC;
  • Conscientização sobre a importância do desenvolvimento profissional;
  • Apresentação de casos práticos da aplicação do conhecimento nas atividades da equipe; e
  • Realização de feedbacks individuais com destaque para eventuais necessidades de capacitação.

Até a próxima dica!

O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade.
Fred A. Manske 
 
Elaboração:  
Alma Serena Barbosa Satto 
Bruna Fernandes Alves Cascais 
Jeremias José Madeira Júnior 
Marcelo Dias e Silva 
 
Referências: 
COMO INCENTIVAR A CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. Disponível em: <https://www.alura.com.br/empresas/artigos/como-incentivar-a-capacitacao-de-funcionarios> Acessado em 29 jun2023.
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES. Disponível em: <http://www.idebrasil.com.br/blog/a-importancia-do-treinamento-e-capacitacao-de-colaboradores/#:~:text=Maior%20%C3%AAxito%20na%20reten%C3%A7%C3%A3o%20de%20talentos&text=Al%C3%A9m%20desses%20benef%C3%ADcios%2C%20o%20treinamento,tamb%C3%A9m%20precisa%20se%20capacitar%20constantemente. > Acessado em 30 jun 2023.