Dicas financeiras

Voltar Como investir em ouro?

O Programa de Educação Financeira foi criado com a missão de auxiliar as pessoas, especialmente os colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina, a terem uma vida financeira mais sólida e saudável, por meio da publicação de conteúdos claros e ricos em informação, em versões de textos e de áudios.
Enfatizamos que a base da boa organização financeira é viver de modo que as suas despesas mensais sejam menores do que a sua receita (temos planilha de controle de gastos gratuita na homepage do Programa).

Acrescentamos, também, que o investimento inicial de qualquer pessoa é a reserva de emergência, tema que já foi objeto de dica financeira e de podcast noutras oportunidades.

Dessa forma, ultrapassada essa etapa inicial, novos investimentos, com diferentes graus de risco, objetivos variados, e voltados para o médio e o longo prazos, devem compor a sua carteira de patrimônio. Antes de realizar qualquer nova aplicação, recorde-se de saber qual é o seu perfil de investidor.

Mas, afinal, como é possível investir em ouro no mercado financeiro? Quais as maneiras mais simples? Existem desvantagens? Essas e outras dúvidas serão expostas nas próximas linhas! Confira!

Contextualização

Um dos meios de negociação presente desde a Antiguidade, o ouro significa uma forma segura de investimento, afirmando-se como importante meio de proteção contra a inflação e mantendo a sua cifra mesmo diante de grandes crises econômicas internacionais. Isso porque o seu valor tende a aumentar quando o poder de compra das moedas diminui.

Sobre a importância do ouro, valiosas as palavras de Thiago Reis (2017), em artigo intitulado “Investir em ouro vale a pena? Entenda como funciona”:

[S]eu uso não se limita a joias, itens decorativos e ativos financeiros, como já conhecemos.
Ele vai além e pode ser utilizado em setores econômicos que você nem imagina. Por exemplo, seu uso é muito comum na indústria eletrônica já que esse metal é um condutor elétrico altamente eficiente, sendo usado em aparelhos eletrônicos sofisticados. Isso inclui celulares, computadores, televisores, unidades de GPS, calculadoras, entre outros.
O ouro também é empregado na indústria médica e odontológica para a composição de ligas dentárias, coroas, pontes e dispositivos ortodônticos.
Enfim, a uso do ouro é tão grande que ele ultrapassa as fronteiras da Terra. A NASA usa o ouro nas naves que lança no espaço de várias maneiras: desde a fabricação de conectores até a produção de lubrificantes especiais.

Outro ponto a favor da valorização do preço do ouro é a sua escassez, tendo em vista que existe uma quantidade finita do metal no mundo, diversamente do que ocorre com as moedas, que podem ser fabricadas.

Para se ter uma ideia, no ano de 2020, período de decretação da pandemia da Covid-19 e de significativas quedas nas bolsas de valores mundiais, um dos principais índices que medem o valor do ouro, o IAU, sigla de iShares Gold Trust, rendeu aproximadamente 25% em dólares americanos (vide os gráficos abaixo), contra uma queda de aproximadamente 20% do índice Ibovespa, também em dólares americanos.
 


Perceba que, no ápice da crise, o IAU (linha vermelha) apresentou significativa valorização, enquanto o Ibovespa teve grande queda.

Formas de investir em ouro no Brasil

Por evidente que a forma mais simples e tradicional é por meio da aquisição física do metal. No entanto, tal alternativa encontra claros obstáculos quanto à segurança (roubos) e ao risco do seu armazenamento e transporte. Há diminuição da liquidez também no momento da venda. Por isso a exposição por meio dos diversos instrumentos financeiros apresenta-se a mais indicada.

1) Aquisição via Fundos de Investimento:

É uma das maneiras mais simples de exposição ao ouro. Basta que o investidor selecione em seu aplicativo ou solicite ao profissional financeiro a alocação do recurso em determinado fundo.

Aqui, contudo, algumas observações são importantes: verifique as oscilações, os riscos, e o desempenho do fundo no mínimo nos últimos 72 (setenta e dois) meses; confira se a taxa de administração cobrada pelo fundo é compatível com aquela cobrada no mercado pelos fundos congêneres. Se a tarefa de escolha do fundo lhe parecer muito difícil, procure o auxílio de um profissional credenciado e de sua confiança!

Lembrando que, ao comprar um fundo de investimento, o cliente confia a administração dos seus recursos a um time de gestores profissionais, que administra uma comunhão de valores, objetivando auferir lucro em suas operações. Nosso Programa possui dica financeira e podcast tratando do tema “fundo de investimento”.

Existem diversos fundos de investimento expostos ao mercado do ouro. No site www.maisretorno.com, numa simples pesquisa, é possível encontrar diversos fundos desta natureza. Eis lista exemplificativa, que não representa recomendação:

2) Aquisição via ETF:

Primeiramente, precisamos entender o que é um ETF. Sigla para Exchange Traded Fund, trata-se de um fundo que replica um determinado índice. No Brasil, o índice mais famoso é o Ibovespa, que calcula a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3, a nossa Bolsa de Valores. E o ETF mais famoso que replica este índice é o BOVA11.

Portanto, ao comprar uma cota do ETF BOVA11, é correto dizer que o investidor está comprando uma cesta composta por 87 (oitenta e sete) ações das principais empresas.

No caso do ouro, dentro do Brasil, o investidor pode comprar o ETF GOLD11, ou, diretamente no exterior, o ETF IAU (iShares Gold Trust).

O ETF GOLD11, criado em 16 de dezembro de 2020, veio a lume no intuito de facilitar o acesso, ao investidor brasileiro, de exposição direta e simplificada ao ouro. É composto por cotas do ETF norte-americano IAU, criado em 1968 para replicar o índice LBMA Gold Price, referência mundial para o acompanhamento do preço do metal.

Mas qual a grande vantagem de investir comprando um ETF?

Sem sombra de dúvidas, é o custo. Como se trata de fundo passivo (visto que apenas segue determinado índice, diversamente dos fundos de investimento ativos, que demandam pelo gestor análise acurada para movimentações de operações), a taxa de administração é muito baixa.

Como comprar um ETF?

A negociação de um ETF se dá por meio do homebroker do seu celular ou pelo seu computador. Aconselha-se, portanto, que o investidor estude e tenha em mente as oscilações típicas da renda variável ao investir no mercado de ouro.

Qual a diferença entre investir em ouro via fundo de investimento ou via ETF?

Ao comprar uma cota de um fundo, o investidor submete-se às estratégias e escolhas do gestor, que pode se utilizar de mecanismos do mercado para tentar maximizar o lucro (alavancagem, opções, etc). Pelo ETF, por sua vez, a exposição busca apenas acompanhar um determinado índice, o que não significa ter um desempenho ruim (há diversos índices que, a depender da janela de estimativa, performaram melhor do que variados fundos e ações).

3) Aquisição, via Bolsa de Valores, de Contratos de Ouro:

Na Bolsa de Valores, são oferecidos três tipos de contratos, cujos códigos de negociação são:

a) OZ1D – Ouro 250g (lote padrão dos contratos de ouro): o seu valor costuma ser o mais alto. É comercializado no mercado futuro, à vista, a termo e de opções. Aqui o investidor tem a opção de levar o ouro físico para casa, o que deverá ser solicitado junto à corretora;

b) OZ2D – Ouro 10g (lote fracionário de 10g):  é o mais barato e negociado apenas no mercado à vista. Corresponde ao minicontrato do ouro. Possui pouca liquidez;

c) OZ3D – Ouro 0,225g (lote fracionário de 0,225g): a exemplo da modalidade acima, é pouco negociado, razão por que tem baixa liquidez.

A transação também ocorre pelo homebroker, de forma muito semelhante a compra e a venda de ações.

Conforme artigo “Como investir em ouro: proteja e diversifique seu patrimônio”, publicado no site da empresa Nord Research (2023), “o preço é determinado a partir de fatores como oferta e demanda, condições econômicas globais, flutuação do dólar e expectativas de inflação”.

Vantagens e desvantagens em investir no ouro

Na publicação intitulada “4 dicas de como investir em fundos de investimento em ouro” (2021), no sítio da Corretora Rico, há interessante quadro comparativo sobre as principais vantagens e desvantagens na exposição ao indigitado metal:

  Vantagens Desvantagens
1 Provou-se como uma reserva de valor; Preço é volátil (isto é, submetido a muitas oscilações);
2 Preço sobe em meio às crises; Não gera renda;
3 Oferece proteção contra oscilações do mercado e contra a inflação; Não oferece crescimento exponencial;
4 Trata-se de matéria-prima escassa no planeta; Preço cai quando o mercado está otimista com ativos geradores de renda (ações);

Conclusão

O ouro possui características que lhe tornam excelente opção de investimento: segurança, escassez, reserva de valor e proteção em momentos de crise. Numa carteira de patrimônio diversificada, convém avaliar a possibilidade de sua exposição, ainda que em porcentagem reduzida.

Por outro lado, ao comprar este ativo, o investidor precisa estar ciente da grande oscilação que ele possui (tal como ocorre com o minério, o aço, o petróleo, a soda, o papel e os demais insumos agrícolas negociados em bolsa) variando, o seu preço, de acordo com condições macroeconômicas imprevisíveis.

E aí? Após a leitura, realizará investimentos em ouro? Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Não se esqueça: busque o auxílio de um profissional credenciado para tratar de produtos financeiros, e, se preferir, agende conosco uma conversa agradável sobre qualquer tema relacionado à educação financeira!

Para agendar atendimento exclusivo e reservado com a equipe do Programa ou sugerir conteúdo para nossas ações, mande o seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br.

Elaboração: 
Leandro Ambros Gallon
Equipe do Programa de Educação Financeira 
E-mail: educacaofinanceira@tjsc.jus.br

Referências

4 dicas de como investir em fundos de investimento em ouro. XP Investimentos CCTVMQA S.A. 9 dez. 2021. Disponível em: https://l1nq.com/b7AKR. Acesso em: 2 fev. 2024.

BEZNER, Maurício. GOLD11 - o primeiro ETF de ouro do Brasil. XP Investimentos CCTVM S.A. 13 set. 2022. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/etfs/relatorios/gold11-o-primeiro-etf-de-ouro-do-brasil/. Acesso em: 2 fev. 2024.

Como investir em ouro: proteja e diversifique seu patrimônio. Nord Research Investimentos. 6 dez. 2023. Disponível em: https://www.nordinvestimentos.com.br/blog/como-investir-em-ouro-proteja-e-diversifique-seu-patrimonio/#:~:text=O%20poder%20de%20compra%20de,de%20a%C3%A7%C3%B5es%20e%20crises%20econ%C3%B4micas. Acesso em: 2 fev. 2024.

OSAKABE, Marcelo. CAMPOS, Álvaro. Em dólar, Ibovespa ficou entre os piores de 2020. Valor PRO. Valor Econômico. Editora Globo S.A. 4 jan. 2021. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2021/01/04/em-dolar-ibovespa-ficou-entre-os-piores-de-2020.ghtml.  Acesso em: 2 fev. 2024.

REIS, Thiago. Investir em ouro vale a pena? Entenda como funciona. 23 abr. 2021. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/ouro-investimento/. Acesso em: 2 fev. 2024.

ROSA, Silvia. Vale a pena ter ouro na carteira? Saiba como investir no metal como proteção contra inflação. XP Investimentos CCTVM S.A. 4 dez. 2023. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/comprar-ouro-e-um-bom-investimento-agora/. Acesso em: 2 fev. 2024.