Programa de Educação Financeira

Banner retangular do Programa de Educação Financeira escrito em tons de verde com o elemento gráfico de um livro aberto estilizado com o símbolo do cifrão acima e a logomcarca do programa Somos Todos PJSC

A educação financeira é um conjunto de conceitos que nos auxilia em como lidar com o dinheiro e fundamenta-se nos seguintes pilares: planejamento, controle, economia e investimento.

Uma boa educação financeira nos permite utilizar informações, com inteligência e bom senso, na hora de gastar, investir, programar despesas e planejar o futuro. É importante para todos por contribuir para a cidadania financeira, ou seja, para o exercício de direitos e deveres que nos permitem gerenciar bem nossos recursos financeiros.

Trata-se de um tema relevante, visto que o controle precário das finanças pessoais favorece o endividamento e pode impactar negativamente em outras áreas da vida pessoal e profissional. Uma boa saúde financeira contribui para o bem-estar e para a redução de riscos à saúde, favorecendo a melhoria da produtividade mediante diminuição do estresse.

O Programa de Educação Financeira do Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem como finalidade desenvolver ações de conscientização e aprendizagem que contribuam para a gestão das finanças e o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores. Para tanto, oferece e sugere conteúdos por meio de cursos, vídeos, livros, dicas e toques financeiros que orientam sobre como planejar e controlar finanças pessoais, poupar e investir.

Para iniciar seu planejamento financeiro pessoal ou familiar, leia nossa dica sobre Como estão minhas finanças? Dicas para elaboração do orçamento familiar e baixe nossa planilha de controle de receitas e despesas, que facilitará a compreensão sobre sua situação financeira atual. 

Vamos começar?

Quer agendar um atendimento com a equipe do programa ou sugerir temas para nossas ações?

Então mande seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br.