Dicas financeiras

Voltar O que são as instituições financeiras cooperativas?

Já apresentamos para você o papel das corretoras no planejamento e na execução de nossos investimentos. Nesta dica, vamos compreender como funcionam as instituições financeiras cooperativas, outra alternativa aos grandes bancos, nas quais também podemos realizar investimentos.

O que é uma cooperativa de crédito?

As cooperativas de crédito podem ser definidas como associações de pessoas que se unem para proporcionar benefícios financeiros mútuos. 

É comum vermos propagandas destas instituições falando sobre a divisão dos lucros com os clientes. Mas como isso funciona?

Bancos e cooperativas de crédito são instituições financeiras que podem oferecer produtos financeiros bem semelhantes. A principal diferença entre eles é que as cooperativas não visam lucro e cada cooperado também é parte do negócio. Isso significa que o cliente também é associado e tem o direito de participar dos resultados anualmente. Desta forma, se a cooperativa tem bons resultados, os cooperados também ganham.

E como são distribuídos os resultados? Os resultados, também conhecidos como sobras, são os valores que anualmente são reinvestidos na cooperativa, devolvendo aos associados o volume proporcional às suas movimentações financeiras. Pode-se dizer que é o lucro, dividido entre os cooperados, com base na participação proporcional aos valores investidos por cada um deles. 

Pelo fato de não ter fins lucrativos, de modo geral, as cooperativas também costumam oferecer recomendações de investimentos sem viés comercial, ou seja, focadas exclusivamente no crescimento financeiro de seus associados. Desta forma, estas orientações tendem a ser imparciais, possibilitando aos cooperados tomar suas decisões sobre os investimentos com consciência.

Participação nas decisões da cooperativa

As instituições financeiras cooperativas possuem um processo democrático de gestão. As prestações de contas acontecem em assembleias e as decisões sobre a gestão acontecem por meio de votações com a possibilidade de participação dos cooperados.

Nos bancos, nós somos cliente. Já nas cooperativas de crédito, os cooperados são associados e têm a possibilidade de participar de decisões que podem, inclusive, afetar sua vida financeira. Na prática, além da distribuição das sobras e da orientação focada em bons resultados, isso também pode refletir em menores taxas pelos serviços utilizados.

O marketing de algumas cooperativas costuma utilizar a expressão “juntos somos mais fortes”. A justificativa vem da premissa de que quando um grupo de pessoas se reúne para gerenciar um capital conjunto, os interesses comuns são alcançados mais facilmente. 

E quais os serviços ou produtos financeiros estão disponíveis em uma cooperativa?

Os serviços e produtos financeiros oferecidos pelas instituições financeiras cooperativas podem ser os mesmos disponibilizados pelos bancos, conforme cada instituição. De modo geral, os principais estão presentes, como por exemplo: conta corrente, cartões de crédito, empréstimos, seguros, consórcios, e portfólios de produtos de investimentos.

As cooperativas são seguras?

As instituições cooperativas são participantes do Sistema Financeiro Nacional. Isso significa que também são fiscalizadas pelo Banco Central e passam por auditorias frequentemente. Além disso, os investidores contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Diante de toda esta regulamentação, é possível afirmar que ser um cooperado é tão seguro quanto ser cliente de um banco ou corretora de valores.

E então? Já sabe diferenciar uma cooperativa de crédito de um banco? Achou vantajoso? Quer saber mais? Então agende uma conversa com a equipe do nosso Programa de Educação Financeira, sobre este ou sobre qualquer outro tema relacionado! 
Para agendar atendimento exclusivo e reservado com a equipe do Programa ou sugerir conteúdo para nossas ações, mande o seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br

Até a próxima dica!

Elaboração:  
Marcelo Dias e Silva 
Equipe do Programa de Educação Financeira  
E-mail: educacaofinanceira@tjsc.jus.br 
 
Referências: 

Entenda a diferença entre cooperativas de crédito e bancos. Disponível em: <https://www.sicoobengecred.coop.br/blog/2020/09/01/entenda-a-diferenca-entre-cooperativas-de-credito-e-bancos/> Acesso em 13 junho 2023.

O que é cooperativa de crédito? Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/cooperativacredito> Acesso em 13 junho 2023.

O que é uma instituição financeira cooperativa? Disponível em: <https://unicred.com.br/institucional/sistema-unicred/cooperativismo> Acesso em 13 junho 2023.