Boas-vindas - Poder Judiciário de Santa Catarina

V Encontro Nacional de inteligência do Poder Judiciário

Boas-vindas

Dirijo-me especialmente a vocês, magistrados e convidados, que, para nosso prazer, participarão do V Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, nos dias 13 e 14 de abril próximo, evento que permitirá o contato com ferramentas modernas de análise de risco, compartilhamento de experiências, lições aprendidas e boas práticas em segurança institucional, tudo dentro de um espaço dialético, de cooperação e de integração, voltado a garantir a consolidação de um ambiente seguro para que a prestação jurisdicional ocorra com segurança e efetividade.

Com efeito, em um cenário marcado pelo avanço do crime organizado e de incessantes ataques ao Poder Judiciário, onde variados mecanismos de intimidação são empregados a fim de comprometer a atuação livre e independente do magistrado, o aprimoramento da segurança institucional constitui verdadeiro pressuposto para o exercício da judicatura.

Recente levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas Judiciais da AMB constatou que o Brasil é o segundo país da América Latina com maior número de magistrados ameaçados, circunstância que, por si só, evidencia a importância e a atualidade da discussão da matéria.

Estruturou-se, com esse propósito, um evento destinado ao debate de temas fundamentais para a implementação de ações estratégicas, técnicas e operacionais, tais como o emprego da atividade de inteligência na segurança de autoridades do Poder Judiciário e no controle de ações praticadas por organizações criminosas; as novas tecnologias para controle do cyberespaço; analytics e big data; os métodos de obtenção de dados sensíveis junto às plataformas digitais.

Sejam bem-vindos.

Forte abraço.

Des. João Henrique Blasi
Presidente do TJSC
 
Des. Luiz Antônio Zanini Fornerolli
Diretor-Executivo da Academia Judicial do TJSC
 
Des. Sidney Eloy Dalabrida
Coordenador do Conselho de Segurança Institucional e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC
Nó: svmlx-liferay-08:8080
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.