Notícias da AJ

Voltar Curso de Língua Portuguesa tem oferta de 300 vagas

A Academia Judicial abriu inscrições para o curso autoinstrucional de Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais, que acontecerá de 24 de julho a 1º de outubro de 2023, na plataforma Moodle. A carga horária é de 134 horas-aula.

Magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina podem efetuar inscrições de 6 a 20 de julho, na página da AJ. A oferta é de 300 vagas.

 

Conteúdo Programático                                                                   

Unidade 1 - Novo acordo ortográfico

1.1 - Breve histórico da reforma ortográfica;

1.2 - Inclusão das letras k, w e y no alfabeto e supressão do trema; 1.3 - Acentuação de palavras;

1.4 - Emprego do hífen em formações com prefixo e em palavras compostas.

Unidade 2 – Crase

2.1 - Análise do enunciado para aplicação da regra geral;

2.2 - Utilização do sinal indicativo de crase em locuções adverbiais e conjuncionais; análise da regência de determinados nomes e verbos.

Unidade 3 - Concordância nominal e verbal

3.1 - Concordância nominal: regra geral; adjetivo anteposto; adjetivo posposto; adjetivo na referência a um substantivo; adjetivo na referência a dois ou mais substantivos; substantivo com dois ou mais adjetivos a referenciá-lo; concordância com numerais ordinais; adjetivos compostos; adjetivo na indicação de cor; casos especiais;

3.2 - Concordância verbal: regra geral; sujeito composto; sujeito anteposto; sujeito posposto; sujeito ligado por conjunção; sujeito constituído de verbo; sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes; sujeito coletivo; verbos impessoais; verbo ser; expressões sinônimas; gradação; partícula apassivadora; concordância ideológica; casos especiais.