Água

O uso de água não tratada e poluída mata mais do que muitas formas de violência. Diariamente, 2 milhões de toneladas de resíduos são lançados nos rios, lagos e oceanos. O resíduo é composto de esgoto, poluição industrial, pesticidas agrícolas e resíduos animais. Em 15 anos, 1,8 bilhões de pessoas viverão em regiões com grave escassez de água para o consumo.

Evitar o desperdício é um exercício diário que demonstra amor ao planeta e consciência de que a água é um bem indispensável à vida.

Dicas de economia

  • Feche a torneira enquanto escovar os dentes, abrindo-a somente no final da escovação. Redução do consumo: de 60 litros para 1litro.Ao lavar objetos, retire a sujeira, umedeça-os e mantenha a torneira fechada enquanto os esfrega com detergente. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Redução do consumo: de 180 litros para 60 litros em 15 minutos de lavação.
  • Não deixe torneiras e válvulas pingando. Avise se houver vazamento ou excesso de vazão. Uma torneira pingando joga fora, no mínimo, 46 litros/dia de água limpa e tratada, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por muitos dias.
  • Reduza o consumo de água virtual. Pense em toda a quantidade de água utilizada desde o início do processo de produção dos bens até o destino final. Portanto, não desperdice alimentos, evite supérfluos e exerça o consumo consciente.