Energia elétrica

Para suprir o aumento no consumo de energia elétrica, novas usinas são instaladas. Muitas delas causam grande impacto ambiental na região de instalação (hidrelétricas) ou lançam no ar partículas que causam chuva ácida e efeito estufa (termelétricas). Ainda assim, estima-se que metade da produção anual de Itaipu seja desperdiçada pelos consumidores.

Consumir energia elétrica é consumir recursos naturais. Utilize-a com zelo e economia.

Dicas para economizar energia elétrica

  • computador: Modifique o esquema de energia do computador para desligar o monitor e o disco rígido em períodos ociosos. Ao sair, desligue todos os equipamentos. Redução do consumo: de 0,2 kWh para 0,04 Kwh (66%).
  • ar condicionado: Desligue-o meia hora antes do fim do expediente e durante o almoço. Feche as portas e janelas quando o ar condicionado estiver ligado. Mantenha o ambiente fresco utilizando a ventilação. Pela manhã, resfrie o ambiente abrindo as janelas.
  • iluminação: Utilize a luz natural do ambiente. Ligue somente a quantidade mínima necessária para uma iluminação suave. Desligue as luzes ao sair, inclusive dos corredores.

Para que tanto aparelho?

Antes de adquirir produtos elétricos ou eletrônicos, pense a respeito da real necessidade de obtê-los. O equilíbrio ambiental e o equilíbrio no modo como consumimos estão profundamente interligados.