Campanha Traga seu copo ou caneca

Traga seu copo ou caneca

Você sabia que 76% de todo o plástico fabricado no mundo até 2015 já foi descartado? E que menos de 10% desse resíduo foi reciclado?

A produção, o consumo e o descarte de plástico constituem um dos desafios ambientais da atualidade: são poluentes em todo o seu ciclo de vida; , desperdiçam recursos naturais e contribuem para as mudanças climáticas.

Nesse contexto, os produtos plásticos descartáveis – como copos, canudos, pratos, garrafinhas – são os mais problemáticos, em razão da velocidade de descarte, do alto volume de consumo e do baixo potencial de reciclagem.

Segundo dados da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, no Brasil são descartados 720 milhões de copos plásticos descartáveis por dia, o equivalente a 4 unidades para cada brasileiro. No PJSC, em 2019, foi consumida uma média de 136 centos de copos plásticos descartáveis diariamente, quase 50 mil centos no ano de referência.

Felizmente, é possível substituir o uso de copos plásticos descartáveis por opções com melhor durabilidade e com matéria-prima menos poluente.

Desde a implantação do Plano de Logística Sustentável, diversas ações têm sido realizadas no TJSC e nas comarcas:

  • substituição dos copos plásticos descartáveis de poliestireno por copos de polipropileno, material que é mais bem aceito no mercado da reciclagem (2018/2019);
  • substituição dos suportes de copo por dispensers poupa-copos (2018/2019);
  • distribuição de canecas reutilizáveis comemorativas (2018/2019); e
  • política de incentivo ao uso de recipientes duráveis em reuniões e audiências, como jarras e copos de vidro (2018-2019).

No Poder Judiciário catarinense, houve redução de 25% do uso de copos plásticos descartáveis e de 14% do uso de garrafinhas plásticas entre 2016 e 2019. Já entre 2015 e 2021, a diminuição atingiu 87% e 58% respectivamente, boa parte em razão da implantação do regime de trabalho remoto.

Porém, com o retorno ao trabalho presencial, verificou-se aumento da demanda por esses itens. Assim, para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e reduzir ainda mais o consumo de copo plástico descartável, o PJSC lança a campanha Traga seu copo ou caneca.

Além de tornar o copo plástico descartável exclusivo para uso dos visitantes, foram realizadas as seguintes ações:

  • retirada dos dispensers poupa-copos próximos às copas na sede do TJSC e em todas as salas das diretorias da Diretoria-Geral Administrativa; e
  • instalação de dispensers poupa-copos apenas nas áreas de circulação, para uso dos visitantes.

Para que a mudança seja efetiva, é importante que cada um faça sua parte. Contamos com você para que traga consigo seu copo, caneca, garrafa ou squeeze reutilizável!

Contato

Diretoria-Geral Administrativa
Secretaria de Gestão Socioambiental
Diretoria de Infraestrutura