Compras públicas sustentáveis

As compras públicas sustentáveis são uma solução para integrar as considerações ambientais e sociais em todas as fases do processo de compra e contratação dos governos, com o objetivo de reduzir os impactos à saúde humana, ao meio ambiente e aos direitos humanos, ao mesmo tempo resultando em economia para a administração pública. Ela promove o atendimento das necessidades específicas dos consumidores finais por meio da compra do produto que oferece o maior número de benefícios. Ela serve para avaliar a necessidade de compra e aumentar eficiência.

O potencial do poder público como agente de transformação: os governos detém um grande poder de compra, certa de 10 a 20% do PIB em países em desenvolvimento - IPEA.

Gastos podem orientar os mercados a inovarem e se tornarem mais sustentáveis.

Adotar novos conceitos e critérios nas compras públicas e exercer sua responsabilidade como grande consumidor, principalmente pelo poder de compra e análise dos possíveis impactos relacionados.

Impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da indução e ampliação de oferta de produtos mais sustentáveis pelo mercado.

Fomentar a inovação, desempenhando um papel importante no desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias.

Fonte: ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade