Voltar 'Vovôs do bem' são voluntários em ação que beneficia jovens do programa Novos Caminhos  

Casas de acolhimento da regional Norte e Nordeste são as beneficiadas

As vistas estão cansadas, o andar é lento, porém as mãos trabalham sem parar. A dupla de amigos Altair e Antônio, moradores de um lar de acolhimento de idosos de Joinville, encontrou no voluntariado uma forma de ajudar o próximo e promover novas relações sociais. Eles integram o quadro do “Eu Voluntário”, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), parceira do programa Novos Caminhos, do TJSC. 

A rotina é cumprida fielmente pelos companheiros de jornada, que são sempre os primeiros a chegar ao local. Lá, eles passam duas tardes por semana na função de separar, por cores, tampinhas plásticas recolhidas em diversos pontos da cidade. Participam da ação, ao todo, mais de 10 voluntários.  

O processo de logística reversa troca tampinhas por materiais esportivos como bolas, redes de vôlei e tabelas de basquete. As casas de acolhimento da regional Norte e Nordeste são as beneficiadas. Em 2023, Joinville arrecadou cerca de três toneladas de tampinhas, e as casas de acolhimento receberam mais de 40 bolas, oito tabelas de basquete e seis redes de vôlei.  

“Essas doações servem de estímulo para a prática de esportes nas casas de acolhimento e também proporcionam momentos de interação entre as crianças/adolescentes”, comenta a interlocutora do Novos Caminhos na comarca de Joinville, Júlia Cristina Vicenzi, presente na última cerimônia de entrega dos itens. 

“O trabalho dos voluntários é fundamental para o sucesso do projeto. E podemos destacar que todos os lados são beneficiados. Eles passam bons momentos aqui, cultivam novas amizades e ainda dedicam tempo a ajudar o próximo”, destaca a interlocutora FIESC de Responsabilidade Social na região Norte/Nordeste, Simone Brandão. 

O programa 

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a FIESC. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/PNC Joinville
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.