5º Encontro Nacional de Memória do Judiciário debateu memória, cultura e diversidade - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Evento em Goiás teve participação do TJSC
- Memória
A desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense, participou nesta semana, em Goiânia-GO, do 5º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento, que aconteceu de 6 a 9 de maio, teve por tema “Memória, Cultura e Diversidade”. Os participantes, magistrados e assessores dos tribunais brasileiros, foram recepcionados pelos dirigentes do TJGO, TRE-GO e TRT-18ª Região, também sediado naquele Estado.
Ao longo da robusta programação, foram apresentadas palestras, mesas-redondas e eventos culturais vinculados ao tema proposto. A palestra inaugural foi proferida pela deputada federal Erika Hilton. A primeira palestra da programação oficial coube à historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que tratou do tema “Imagens da branquitude: a presença da ausência”. O primeiro painel abordou os “Diálogos Interdisciplinares Integradores entre Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Memória: desafios e perspectivas possíveis”.
“A memória do Judiciário é fundamento para sua identidade e evolução. E sua preservação constitui compromisso coletivo de todos que integram o sistema de justiça, incluindo, retratando e valorizando a diversidade da população”, garante a desembargadora Haidée. O 5º Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário antecede a Semana Nacional dos Museus, evento em que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina também participará, com abertura prevista para a próxima segunda-feira, dia 12 maio, na sede do TJSC.