Voltar Ações do PJSC apresentam alternativas para reduzir o consumo de papel

Diversas práticas de conscientização vêm sendo adotadas nos últimos anos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) para diminuir o consumo de papel e a quantidade de impressões. Uma redução natural ocorreu como consequência da virtualização dos processos com o Programa Estadual de Digitalização de Processos nas Unidades Judiciais, em 2016, e a implantação dos sistemas de gestão de documentos e processos no sistema eproc (judicial) e no SEI (administrativo).

Entre os anos de 2015 e 2016, já havia sido observada uma redução no uso do papel de 9,31%. No primeiro semestre de 2017, a contenção foi ainda maior: 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Cerca de 10 mil resmas de papel deixaram de ser consumidas na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nas 111 comarcas distribuídas pelo Estado.

Durante o período pandêmico, quando foi adotado o regime de trabalho não presencial, houve uma redução de mais de 74% no consumo de papel em comparação com o ano de 2019. O número de processos judiciais em meio eletrônico já superava o dos que ainda tramitavam em meio físico em todas as instâncias do PJSC e a digitalização, que já vinha ocorrendo, foi simplificada para possibilitar a realização das atividades daqueles que se encontravam em regime de home office. A celeridade e a produtividade proporcionadas pela tramitação dos processos em meio eletrônico, esperadas pelo programa, foram observadas com aumento durante o período de pandemia, o que indica que a diminuição do consumo de papel e das impressões não acarretou prejuízos às atividades das unidades.

Com o retorno gradual ao trabalho presencial, o consumo de papel aumentou mais do que o esperado em 2022 e 2023, o que demonstra uma oportunidade de melhoria. Para combater esse crescimento, no último mês, as Diretorias de Material e Patrimônio e de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Gestão Socioambiental aplicaram um questionário para conhecer melhor os hábitos de consumo de papel do público interno, a fim de identificar as reais necessidades de impressão e os pontos de melhoria para a redução de consumo. Os questionários somaram mais de 2 mil respostas, cuja avaliação tornará possível a criação de uma política interna de sustentabilidade das impressões.

Desde 2016, o PJSC vem desenvolvendo campanhas internas permanentes com foco na redução de consumo de papel. Entre elas, o controle estratégico da distribuição de resmas, a disponibilização de ferramentas virtuais de agenda e leitura e o incentivo à impressão frente e verso e à reutilização de folhas impressas em um dos lados para recados e bloquinhos de anotações.

Todas as ações apresentadas durante esta Semana do Meio Ambiente são exemplos da incorporação da pauta da sustentabilidade de forma transversal na instituição, o que toma forma no Plano de Logística Sustentável anual e plurianual, do qual participam todas as áreas administrativas, como se pode conhecer na página de gestão socioambiental.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.