Voltar Adolescentes do Novos Caminhos participam do programa "Rolê Empreendedor" em Lages

Jovens conheceram o Órion Parque

Rolê é aquela expressão usada por jovens para batizar um passeio ou atividade de entretenimento em grupo. No Órion Parque Tecnológico, em Lages, tem o mesmo significado. A diferença é que lá o papo é sério, mas igualmente interessante. Nesta semana (4/6), cerca de 15 adolescentes acolhidos institucionalmente em Lages e São Joaquim se sentiram à vontade nesse rolê, conheceram o espaço e trocaram uma ideia com outros jovens sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia.

A atividade integra a proposta do manual de operacionalização do programa Novos Caminhos 2019 de visitar pelo menos duas empresas da região durante o ano. "Adolescente adora tecnologia, por isso decidimos levá-los para conhecer o Parque Tecnológico da nossa região, o primeiro centro de inovação de Santa Catarina", diz Rosilene Aparecida da Silva Lima, assistente social da comarca de Lages. O programa do Órion, batizado como Rolê Empreendedor, é novo - tem apenas três meses - mas já atendeu mais de 500 jovens e adolescentes.

A ideia é despertar a cultura empreendedora nesse público e mostrar que empreender está relacionado a pensar em soluções para os problemas cotidianos e pode ser mais simples do que se imagina. Hemerson Schenato, responsável pelas empresas startups, diz que receber o grupo foi desafiador. "Tivemos que nos preparar bastante por sabermos da realidade deles. Deu tudo certo. Vimos o brilho nos olhos de alguns quando falamos que o empreendedorismo pode mudar a vida das pessoas e ser uma grande chance de inserção no mercado de trabalho."

O foco do Novos Caminhos é proporcionar aos adolescentes em serviços de acolhimento a participação em atividades socioeducativas que favoreçam mudanças no seu comportamento e potencializem a aquisição de competências para inclusão no mundo do trabalho. Ao ingressarem no Novos Caminhos, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares.

O programa é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Ceij/TJSC), com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio) e Fundação ESAG.

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.