Voltar Adolescentes do programa Novos Caminhos recebem doação de computadores no Vale

Sete instituições de acolhimento da região do Vale do Itajaí receberam nesta semana (25/11) quatro computadores e nove notebooks que serão utilizados por adolescentes participantes do programa Novos Caminhos em suas atividades educacionais.

Iniciativa do TJSC, AMC, Fiesc e outros parceiros, o programa objetiva capacitar e inserir no mercado de trabalho adolescentes residentes nos serviços de acolhimento de Santa Catarina. Atualmente, cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes catarinenses estão acolhidos. As unidades do Vale do Itajaí abrigam 43 deles. 

"O equipamento que temos é disputado entre as meninas. Com as aulas e os cursos on-line, o notebook e o computador que recebemos serão muito bem utilizados neste momento de pandemia. Vão nos ajudar nesta nova rotina", cita a coordenadora do Lar das Meninas de Gaspar, Ellana Rutzen Formento.

Os parceiros do programa identificaram como a inclusão digital era frágil entre as crianças e adolescentes em situação de acolhimento e, a partir desse diagnóstico, empresários catarinenses foram convidados a doar equipamentos e  abraçar a campanha. Os 40 notebooks e 20 computadores foram doados pela Engie, para serem distribuídos nas regiões da Serra, Norte e Vale do Itajaí.

Participaram da entrega dos equipamentos no Senai de Blumenau o vice-presidente da Fiesc - Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn; o gerente executivo do Sesi/Senai para o Vale do Itajaí, Daniel Thiesen Horongoso; a orientadora pedagógica do Senai de Blumenau, Kátia Cristina Jardim Hoffmann; e representantes de instituições de acolhimento de Gaspar, Blumenau, Ascurra e Indaial. A Casa de Acolhimento de Timbó receberá os computadores na próxima semana.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos. 

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.