Agenda do júri destaca casos relevantes que serão julgados na próxima semana em SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Agenda do júri destaca casos relevantes que serão julgados na próxima semana em SC

Sessões ocorrerão entre os dias 12 e 16 de maio

09 Maio 2025 | 15h11min
  • Tribunal do Júri

Entre os dias 12 e 16 de maio, catarinenses em diversas partes do Estado comporão conselhos de sentença para julgar homicídios tentados e consumados. As comarcas têm pautadas mais de 20 sessões. Na agenda do júri, o Judiciário catarinense apresenta um resumo dos casos mais relevantes, com datas, locais e sínteses de cada um deles. Confira abaixo:

12 de maio - Na comarca de Quilombo será julgado um casal acusado da morte de um homem em 14 de julho de 2024, em um bar às margens da rodovia SC-157, no bairro Santa Inês. De acordo com a denúncia, o réu teria desferido três golpes de faca na região do peito da vítima, que saía do estabelecimento. Mesmo ferida, ela conseguiu ir até a casa vizinha para pedir ajuda. Ainda na varanda, o homem teria sido atingido por uma pedra de aproximadamente três quilos na cabeça - que teria sido arremessada pela ré. Câmeras de segurança registraram o ocorrido. O motivo do crime seria o fato de a vítima ter "mexido" com a mulher no bar (Autos n. 5001026-03.2024.8.24.0053).

13 de maio - Na comarca de Criciúma, dois homens serão julgados por homicídio triplamente qualificado e organização criminosa. Consta na denúncia que na madrugada de 10 de dezembro de 2020, agindo em conjunto e com intenção de matar, eles teriam agredido violentamente a vítima com objetos contundentes. Teriam, ainda, causado asfixia e ateado fogo em seu corpo enquanto ainda estava viva. O crime, segundo os autos, teve motivo fútil, relacionado ao descumprimento de uma ordem de facção criminosa (processo em segredo de justiça).

13 de maio - Em Florianópolis, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio duplamente qualificada contra outro homem. Segundo a denúncia, no dia 8 de maio de 2024, por volta das 13h20min, na rodovia Admar Gonzaga, bairro Itacorubi, o acusado teria desferido diversos golpes de faca nas costas da vítima. Além disso, ele teria aplicado socos no rosto e no corpo, e ainda teria batido com a cabeça da vítima em um paralelepípedo. A agressão teria acontecido após discussão no ponto de ônibus por cigarro (Autos n. 5055379-83.2024.8.24.0023).

Dia 14 de maio - Em São José, um homem será julgado pelo crime de homicídio qualificado. A denúncia apontou que no dia 28 de janeiro de 2023, por volta das 22h50min, na avenida Presidente Kennedy, bairro Campinas, o acusado teria atirado duas vezes contra a região do tórax e abdômen de um funcionário de uma loja de conveniência. O crime teria ocorrido pela disputa de vagas de estacionamento (Autos n. 5002295-78.2023.8.24.0064).

14 de maio - Um homem será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri na comarca de Timbó. De acordo com a acusação, o crime ocorreu na noite de 5 de agosto de 2018, na estrada geral Alto Cedros, em Rio dos Cedros. Após uma discussão banal, a vítima teria sido atingida com um tiro no rosto, sem vir a óbito por circunstâncias alheias à vontade do agente, retratadas pelo imediato atendimento que recebeu. O réu será julgado pelo crime de homicídio tentado qualificado por motivo fútil (Autos n. 5001895-42.2020.8.24.0073).

14 de maio – Em Araranguá, um homem será julgado sob a acusação de homicídio duplamente qualificado contra um idoso. O crime, segundo a denúncia, ocorreu entre os dias 14 e 15 de julho de 2024 em uma barbearia no município. O réu, com intenção de matar, teria agredido a vítima com diversos golpes na cabeça utilizando um instrumento cortocontundente. O crime foi cometido com meio cruel, por meio de espancamento brutal, causando intenso sofrimento à vítima. Também foi caracterizado como traiçoeiro, pois o agressor se aproveitou da confiança da vítima, que o havia acolhido em sua residência, e a atacou de forma inesperada pelas costas (Processo em segredo de justiça)

15 de maio - A sessão do Tribunal do Júri na comarca de Itapiranga terá como réu o acusado do homicídio de pai e filho. A denúncia apresentada conta que acusado e vítimas ingeriam bebida alcoólica em um restaurante quando se desentenderam. O acusado teria desferido vários golpes de faca no homem, que estava acompanhado pelos dois filhos. Essa primeira vítima morreu ainda no local. Os filhos fugiram, mas o réu teria alcançado um deles e desferido facadas que foram a causa da sua morte. O outro filho também sofreu a mesma agressão, mas, devido à intervenção de terceiros, o acusado fugiu e a vítima foi socorrida a tempo de se recuperar (Autos n. 0001913-57.2009.8.24.0034).

15 de maio - Algumas poucas palavras antipáticas trocadas entre dois desconhecidos podem ter sido a causa de uma tentativa de homicídio que será debatida na comarca de Coronel Freitas. De acordo com a denúncia, o réu teria atingido a vítima com três golpes de faca. Imagens de câmeras de segurança mostram o homem tentando fugir e o acusado insistindo na agressão. Populares intervieram e socorreram a vítima. O crime aconteceu em 1º de abril de 2023, na avenida principal da cidade (processo em segredo de justiça).

Dia 15 de maio - Um homem será julgado pelo Conselho de Sentença por quatro tentativas de homicídio qualificadas, em Florianópolis. De acordo com a denúncia, no dia 5 de dezembro de 2019, na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o acusado teria tentado matar quatro mulheres com golpes de faca. O crime teria sido cometido porque o acusado não aceitava trocar de quarto com as estudantes (Autos n. 5062873-38.2020.8.24.0023).

16 de maio - Três homens vão a júri popular na comarca de São Bento do Sul, no Planalto Norte, acusados de tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo a denúncia, o crime ocorreu por volta das 2h25min do dia 6 de janeiro de 2019, em frente ao Clube Tradição, no bairro Serra Alta. Ao todo, seis pessoas teriam participado da ação. Como o processo foi cindido, três réus serão julgados nesta semana. Dois réus já foram julgados e um terceiro teve a punibilidade extinta em razão de seu óbito (processo em segredo de justiça).

16 de maio – Em Blumenau, no Vale do Itajaí, um homem acusado de tentativa de homicídio com dolo eventual será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca local. Segundo a denúncia do MPSC, em 2014, durante uma suposta “roleta-russa” em uma residência no bairro Ribeirão Fresco, o denunciado teria disparado contra o rosto de um dos presentes, que recebeu atendimento médico. Conforme a acusação, ele teria assumido o risco de matar, mas o resultado morte não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade (Autos n. 0140041-62.2014.8.24.0008).

16 de maio - A comarca de Ponte Serrada debaterá um crime gravíssimo ocorrido na tarde de 21 de julho de 2019, na linha Don Carlos, interior de Passos Maia. A acusação conta que os dois réus teriam agredido o caseiro da propriedade, com 73 anos de idade à época, com golpes de facão na cabeça. Depois, teriam arrastado o corpo até uma vala com lama. Na sequência, atearam fogo na casa da propriedade, o que levou à destruição total do imóvel. Os proprietários estavam em uma confraternização num vizinho. Os acusados teriam levado uma televisão, um tablet e cinco peças de roupa da vítima (Autos n. 5000267-50.2021.8.24.0051).

16 de maio – Um réu acusado de homicídio qualificado por motivo fútil será julgado no Tribunal do Júri da comarca de Brusque. Segundo a denúncia do MPSC, o crime ocorreu em 2018, no município de Botuverá, após a morte de um galo de estimação. Na hipótese apresentada pela acusação, o denunciado teria desferido uma facada na região do pescoço da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Autos n. 004870-85.2018.8.24.0011).

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080