Voltar Alunos de escola de São José ganham local para armazenar livros com doações do PJSC 

Cadeiras, mesas e armários que por mais de uma década foram utilizados pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) agora poderão ser encontrados em postos de saúde, hospitais, escolas e em outras repartições públicas. Isso porque a comarca de São José realizou a doação de bens móveis baixados para o Fundo Estadual de Saúde e para o próprio município. Ao todo, foram 66 itens avaliados em R$ 28.449,61. Essa ação social do Judiciário catarinense tem por objetivo reaproveitar móveis e equipamentos que ainda terão uma vida útil em outras unidades públicas ou organizações não governamentais.

Na Escola Governador Vilson Kleinübing, que atende 1.044 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental no loteamento Lisboa, bairro Forquilhas, em São José, os livros foram colocados nos 18 armários e estantes doados pelo Judiciário catarinense. “Não tínhamos um espaço para colocar os livros, porque eles são compartilhados pelos estudantes e ficavam nas próprias salas de aula. Agora, os livros estão organizados nas estantes, e os armários foram aproveitados nas salas das séries iniciais para guardar materiais”, agradeceu a diretora, Bárbara Karolina Araújo.

O Fundo Estadual de Saúde foi contemplado com 25 cadeiras e poltronas, mesas com gavetas e armários. São considerados bens não passíveis de reaproveitamento pelo PJSC os bens permanentes - móveis e equipamentos - que não mais são necessários para sua finalidade inicial, seja porque foram utilizados durante toda sua vida útil, seja porque estão fora do padrão ou com alto custo para conserto. A inviabilidade de reutilização é certificada quando o custo do conserto supera 60% do valor do bem novo.

“A orientação é priorizar o reaproveitamento dos bens. Primeiro consultamos as necessidades das nossas comarcas. Quando não há interesse, os bens são ofertados aos órgãos estaduais, em seguida aos municipais, federais ou de outros estados, e por último às entidades não governamentais”, explica a gestora da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), diretora Graziela Cristina Zanon Meyer Juliani.

As significativas doações de bens patrimoniais pelo Fórum da comarca de São José têm desempenhado um papel fundamental na área da saúde e da educação. Segundo a chefe de secretaria do Foro de São José, Marilda Viana Da Silva Ricci, ao disponibilizar bens patrimoniais para instituições públicas, o Fórum tem demonstrado seu comprometimento em fortalecer a infraestrutura desses setores essenciais. Essa prática solidária não só contribui para o aprimoramento dos serviços prestados ao equipar unidades públicas com recursos valiosos, mas também resulta em uma redução significativa dos gastos públicos, pois permite que os recursos sejam direcionados para outras demandas prioritárias da comunidade.

“Por meio das doações do Fórum, a comunidade de São José tem sido beneficiada com uma gestão pública mais eficiente e sustentável. Ao proporcionar recursos valiosos para a saúde e a educação, essas ações não apenas melhoram a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas também promovem uma maior conscientização sobre a importância da reutilização de bens patrimoniais. Nessa sinergia entre o setor público e o Poder Judiciário, a valorização das doações de bens patrimoniais é um exemplo inspirador de como pequenas atitudes podem gerar impactos positivos significativos em nossa sociedade, culminando em um futuro mais próspero e solidário para todos”, anota a servidora.

Importante anotar que qualquer órgão público ou entidade assistencial interessada em receber bens da secretaria do PJSC pode solicitar seu credenciamento. Após homologação e publicação do ato, o credenciado será consultado a cada novo desfazimento de bens. Para mais informações, é só acessar o edital.

Imagens: Divulgação/Escola Governador Vilson Kleinubing
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.