Aplicativo desenvolvido por TSI da comarca de São Francisco do Sul conquista servidores - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Aplicativo desenvolvido por TSI da comarca de São Francisco do Sul conquista servidores
19 Julho 2022 | 11h45min
  • Inovação

O AZ-proc - aplicativo desenvolvido para facilitar a rotina de trabalho no Poder Judiciário - tem despertado cada vez mais o interesse dos servidores da Justiça catarinense. Com isso, houve a necessidade de aumentar a equipe, estruturar um grupo para esclarecimento de dúvidas por meio do sistema Teams e ainda organizar a primeira live para os novos adeptos, evento ocorrido recentemente e que reuniu mais de 100 pessoas ao mesmo tempo.

“Não imaginávamos que teríamos uma adesão tão expressiva no primeiro encontro virtual, então fomos surpreendidos positivamente. Foram momentos dedicados, por exemplo, a como criar a própria automatização do usuário. Ainda restaram muitos quesitos a serem especificados, por isso já planejamos outras reuniões”, conta Ricardo do Valle Dias, técnico de suporte em informática (TSI) da comarca de São Francisco do Sul e idealizador do AZ-proc.

“A reunião serviu para compartilhar experiências e demonstrar algumas das ferramentas e suas inúmeras possibilidades de adaptação a qualquer necessidade. Temos planos de ampliar a forma de interação com os usuários e incentivar a criatividade e o compartilhamento das boas práticas”, garante Fabio Brusamarello, chefe de cartório da 2ª Vara Cível de São Francisco do Sul e integrante da equipe.

Desde o lançamento do sistema, em outubro de 2020, o AZ-proc conta mais de 50 versões. “No começo, a única ferramenta era a automatização da digitação de textos. Hoje, o robô disponibiliza pelo menos 15 facilidades. As minhas favoritas são os "atalhos especiais", os "auto-textos", o "auto-substituir" e a mais nova delas, criada essa semana, que remove as quebras e linhas em branco de um texto PDF copiado. Enfim, os avanços são contínuos e notórios”, ressalta o chefe de cartório da 1ª Vara de Araquari, Daniel Henrique Sprotte Lima, que também integra a equipe do AZ-Proc.

A chefe de cartório na Unidade Estadual de Direito Bancário, Heloisa Mondardo Cardoso, é a mais nova integrante da equipe. Para ela, o AZ-proc torna o uso de automatizações acessível a todos, além disso trata-se de uma iniciativa totalmente independente, que contribui para a melhoria do serviço prestado pelo Judiciário catarinense. A ferramenta, além de já trazer resultados concretos para a celeridade processual, representa também a mudança cultural que vivemos em nossa organização, a qual, no meu ver, traz ótimas expectativas para o Judiciário do futuro”, destaca.

Com a entrada de novos usuários e demandas, as melhorias no sistema têm sido constantes no que se refere a tornar o aplicativo mais acessível e prático quanto aos recursos. Por isso a necessidade da equipe estar sempre engajada em desenvolvimento e testes, finaliza Ricardo.

Innovare

O AZ-proc está selecionado para a primeira fase do Prêmio Innovare, um dos mais importantes da Justiça brasileira, e recentemente foi apresentado a um consultor do concurso. A divulgação do resultado está prevista para o final do ano, em uma cerimônia em Brasília-DF.

O Instituto Innovare recebe anualmente as melhores práticas jurídicas desenvolvidas por todo o país pelos diversos atores do Sistema de Justiça e escolhe, por meio de comissão julgadora formada por ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores e advogados, as iniciativas que, de alguma forma, melhoram os serviços judiciários e o acesso à Justiça.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080