Voltar Após aprovação pelo Órgão Especial, Auditoria Interna publica o Relatório Anual de Auditoria 2022

A Auditoria Interna do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) divulgou na última semana o seu relatório anual referente ao exercício de 2022. O documento relaciona os trabalhos que o órgão de apoio realizou no ano passado nas diversas unidades administrativas e judiciais do PJSC. Publicado na edição de 9 de junho do Diário da Justiça eletrônico, o relatório aponta que a Auditoria produziu o total de 1.768 documentos no período em questão. Destes, a grande maioria foram pareceres (1.221), seguidos por relatórios (242), ofícios expedidos diversos (120), informações (105) e diligências (80).

A Auditoria Interna desempenha uma atividade independente no Judiciário catarinense, que consiste no exame, avaliação e adequação dos métodos contábeis, financeiros, controles internos e outras operações administrativas, por meio da comparação entre situações existentes e determinado critério técnico, operacional ou normativo.

O Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna no exercício 2022 (RAA/2022) dá cumprimento à Resolução CNJ n. 308, de 11 de março de 2020, que aprovou as Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário (DIRAUD), organizadas sob a forma de sistemas, e também criou o Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud), a Comissão Permanente de Auditoria e o Comitê de Governança e Coordenação do SIAUD-Jud.

A resolução estabelece que a Auditoria Interna deverá encaminhar, por intermédio do presidente, o relatório anual das atividades desempenhadas no exercício anterior ao órgão colegiado competente do tribunal, até o final do mês de julho de cada ano. Para que os trabalhos de auditoria tenham uma abrangência que leve em consideração fatores como materialidade, relevância, criticidade e risco, é necessário que haja um plano anual de auditoria, como exigem os termos do artigo 31 da Resolução CNJ n. 309/2020.

O RRA 2022 foi elaborado com o objetivo de informar sobre os trabalhos de auditoria realizados em procedimentos das áreas administrativas, judiciais e extrajudiciais do PJSC, executados sob a legislação pertinente e segundo o Plano Anual de Auditoria de 2022 (PAA2022).

Na página da Auditoria Interna, no portal do TJSC, constam os relatórios RRA referentes aos exercícios de 2020 e 2021, aprovados pelo presidente e devidamente submetidos ao Pleno do Tribunal de Justiça e publicados no Diário da Justiça, dentro dos prazos estipulados pela referida resolução do Conselho Nacional de Justiça. Para ver o relatório, acesse Relatório Anual de Atividades - RAA 2022 .

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.