Voltar Assinado contrato para adaptar comarca de São Carlos às normas de acessibilidade

Trabalhos começam agora e se estendem por 180 dias

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, assinou na tarde da última terça-feira (9/6) a ordem de serviço para o início da reforma parcial da sede da comarca de São Carlos, cidade do oeste catarinense distante cerca de 60 quilômetros de Chapecó.

As obras visam, precipuamente, adequar as atuais instalações do Fórum às normas técnicas de acessibilidade, com instalação de plataforma elevatória, substituição da pavimentação dos passeios públicos com instalação de piso podotátil, instalação de sanitários para usuários de cadeira de rodas, além de cercamento do terreno, execução de lixeira, pintura global e novo sistema preventivo contra incêndio.

Comarca de vara única e abrangência sobre as cidades de Águas de Chapecó e Cunhataí, além do município-sede, São Carlos possui cerca de 3,6 mil processos em tramitação neste momento. O juiz Cesar Augusto Vivan, atual diretor do Foro, demonstrou satisfação com a assinatura da ordem de serviço, cujo tempo estimado de execução é de 180 dias. Segundo o diretor de Engenharia e Arquitetura do TJ, Herlei José Cantu, o investimento será da ordem de R$ 626 mil.

A empresa Bentevi, vencedora da licitação, ficou responsável pela execução dos trabalhos."É uma obra que pode até ser pequena em termos físicos, mas de grande significado simbólico", discursou o presidente do TJ, ao lembrar seu esforço em adequar o maior número possível de comarcas no Estado às normas técnicas de acessibilidade. "É um cidadão que merece todo nosso respeito e cujo acesso à Justiça, mais do que nunca, precisamos garantir", afirmou.

A solenidade, realizada no gabinete do juiz, contou também com a participação da promotora Silvana do Prado Brouwers, que deixou consignada a importância da obra para a cidade. "Temos realizado reuniões com outros órgãos públicos e privados da região justamente para solicitar que todos ajustem seus prédios às regras de acessibilidade; nada melhor do que dar o exemplo para reforçar nossa argumentação", comemorou.

A passagem do presidente por São Carlos foi também marcada por uma reunião informal com os servidores daquela unidade, que fizeram questão de registrar o momento em fotografias. "Em 28 anos de Judiciário, esta é a primeira vez que recebo um presidente do Tribunal em nossa casa", afirmou uma das servidoras. O desembargador Nelson, por sua vez, lembrou que iniciou sua carreira na área jurídica pelo Oeste - justamente em São Carlos. Ele foi o primeiro promotor de justiça designado para aquela comarca. Posteriormente, acabou aprovado em concurso e deu início a sua carreira na magistratura catarinense. 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.