Voltar Auditoria Interna conclui trabalho na Diretoria de Infraestrutura com resultado positivo  

Recentemente, a Auditoria Interna do Poder Judiciário de Santa Catarina concluiu, com resultados positivos, os trabalhos de auditoria operacional sobre os procedimentos de aquisição e emissão de passagens aéreas pelo Tribunal de Justiça, cuja gestão atualmente é feita pela Divisão de Transportes, da Diretoria de Infraestrutura.

O trabalho foi desenvolvido segundo as técnicas e metodologias específicas utilizadas para o procedimento de auditoria operacional, que consistem em um trabalho de análise da situação da unidade administrativa quanto à utilização de sistemas de informações, gerenciamento dos seus processos de trabalho e funcionamento dos seus controles internos, visando a devida observância dos princípios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade (ISSAI 3000/17). A finalidade desse procedimento é promover o aperfeiçoamento da gestão pública, avaliar os resultados organizacionais e certificar o funcionamento dos controles internos, com base em análises de risco.

As referidas atividades foram desenvolvidas segundo as melhores técnicas estabelecidas pelas normas internacionais de auditoria e publicadas pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA), além das orientações descritas nas guias e resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), emitidas com base nas publicações do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), entre outras fontes que se utilizam e tratam do assunto.  

Com base no trabalho da Auditoria Interna, a Divisão de Transportes demonstrou atitude proativa e disposição para o desenvolvimento de boas práticas administrativas por parte de quem faz a gestão e os procedimentos operacionais daquela importante unidade do Tribunal de Justiça, com vistas no aprimoramento dos seus procedimentos internos e na valorização do controle interno de suas atividades.  

Nesse sentido, destaque para o importante empenho da servidora Fernanda Nucci, que, além de contribuir com as informações solicitadas, participou diretamente dos trabalhos de mapeamento de processos e da elaboração dos procedimentos de gestão de riscos na unidade.  "Muito embora seja um procedimento interno, é um passo importante para a mudança de cultura no sentido de uma moderna forma de gestão, atualmente em grande expansão na administração pública, na qual a prevenção aos riscos, ao contrário da resolução de problemas pontuais e por demanda, é o modelo de gestão ideal a ser seguido, desenvolvido de forma contínua e sistemática a partir do conhecimento do fluxo do processo; da identificação, da avaliação e do tratamento dos riscos; bem como do monitoramento, da comunicação e da melhoria contínua dos processos de trabalho", destaca o coordenador de Auditoria Interna, João Batista dos Santos.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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