Voltar Autores de violência doméstica, em grupos, discutem controle emocional em Joinville

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Joinville inicia, nesta sexta-feira (17/3), o primeiro Grupo Reflexivo para Homens Autores de Violência de 2023. Os participantes são encaminhados para cumprimento de alternativa penal/medida educativa mediante comparecimento obrigatório a programas de recuperação e reeducação nos termos da Lei 11.340/2006.

Serão seis encontros com foco na troca de experiências entre os integrantes e palestras de profissionais especializados com o objetivo de promover a reflexão dos autores de violência doméstica sobre a responsabilização da agressão, de forma a contribuir para relacionamentos mais equitativos e desenvolver o controle emocional e a autoestima para a cessação de comportamentos violentos.

A psicóloga Cristina Aparecida Medeiros ressalta que é fundamental dialogar sobre a violência doméstica. “Após a pandemia, demos continuidade ao grupo e percebemos a importância do trabalho para a não reincidência. A execução deste projeto visa a socialização das realidades vividas em torno da violência contra a mulher, não somente a agressão física mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral, além do autoconhecimento, abordando temáticas transversais e contribuindo para o processo de transformação do comportamento”, explica.

A psicóloga Ana Cláudia Rosa complementa que, além de ouvir, o momento é também destinado à fala dos participantes: “Eles terão um espaço de escuta e de fala. São levados a refletir sobre as relações de gênero, as formas pacíficas de lidar com os conflitos e o ato praticado.”

Troca de ideias

Na semana passada, a Central de Penas e Medidas Alternativas de Joinville, representada pelo coordenador Rodrigo Elisio Nazário e pelas psicólogas Ana Cláudia Rosa e Cristina Aparecida Medeiros, participou no Plenarinho da Alesc, em Florianópolis, do debate "Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência".

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.