Voltar Autuações eletrônicas de processos administrativos já superam as físicas no TJ

Nos últimos dois meses, a quantidade de processos protocolados em meio eletrônico, através do Sistema de Processos Administrativos (SPA), superou a quantidade de autuações em meio físico. Ainda que a implantação do sistema ocorra de forma gradual e constante, com os cuidados necessários para que a mudança traga os benefícios esperados com o mínimo de transtorno possível, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) acredita que os processos administrativos eletrônicos já integram o cotidiano dos magistrados e servidores do Judiciário catarinense de forma definitiva.

Nos últimos meses deste ano, várias ações em curso buscam alcançar a totalidade dos processos administrativos em meio eletrônico. O processo integra ponto prioritário no programa de gestão do desembargador Nelson Schaefer Martins. Normatização do sistema, capacitação de servidores e disponibilização de novas funcionalidades são alguns exemplos.

Em 2016, a expansão será intensificada, especialmente com o uso do SPA nas comarcas. Mediante parceria entre a DTI e a Academia Judicial (Cejur), será ofertado treinamento na modalidade a distância que permitirá não só a capacitação de novos usuários, mas também o repasse das novas funcionalidades àqueles que já usufruem da solução.

Além disso, serão disponibilizadas novas funcionalidades que trarão impactos bastante significativos, como por exemplo apensar processos, tornar peças sem efeito, localizar e editar documentos, marcadores, entre outras. "Os benefícios da virtualização dos processos administrativos são incontestáveis", garante Ricardo Rosa Figueira, diretor de Tecnologia da Informação.

Entre outros, ele destaca a economia financeira relacionada ao transporte físico dos autos e ao consumo de papel e tôner, a celeridade do trâmite processual, assim como a segurança, transparência e disponibilidade da informação. O SPA, sistema cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, vem sendo adaptado,  evoluído e está em implantação pela DTI, por meio da Seção de Integração com Sistemas Externos da Divisão de Gestão do Conhecimento, com o respaldo e deliberação de um grupo de trabalho de caráter multidisciplinar, constituído por representantes da Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, DGJ, DGA, Asplan, DDI, DRH, DEA, DMP e DOF.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.