Voltar Avanços da tecnologia da informação nos tribunais do país serão discutidos na Capital

Florianópolis sediará o 3º Fórum Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Judiciário, que acontecerá na capital catarinense nos próximos dias 26 e 27 de novembro. O evento tem como objetivo discutir a governança e a aplicação da tecnologia na otimização dos processos relacionados à atividade jurisdicional, bem como promover a troca de experiências entre órgãos da esfera estadual e federal do Judiciário brasileiro.

A programação estabelecida para os dois dias do Fórum de TIC no Judiciário de 2015 prevê a realização de painéis e palestras, com a apresentação de soluções de tecnologia e de casos de sucesso de tribunais de justiça de todo o país. Entre outros temas, serão abordados: Governança em TIC com foco na melhoria da prestação jurisdicional; Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) e Escritório Digital; benefícios da computação em nuvem para o Judiciário; desafios na disponibilização de aplicativos móveis; soluções para facilitar o acesso à informação; e aplicações de Business Intelligence (BI).

Além disso, o evento traz apresentações de empresas de gestão e tecnologia, que demonstrarão  alternativas para o enfrentamento dos desafios que surgem na busca de maior efetividade e rapidez para a solução dos litígios. Após as primeiras edições, realizadas em Porto Alegre (2013) e Belo Horizonte (2014), o evento é trazido para a capital catarinense com o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que terá participação destacada na programação.

A abertura contará com a palestra inaugural do desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins, presidente do CGInfo, que tratará dos avanços em tecnologia da informação empreendidos no Judiciário catarinense. São aguardadas autoridades do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina.

Os painéis intitulados "Boas Práticas do Judiciário" terão a participação, em momentos distintos, do juiz-corregedor Paulo Roberto Froes Toniazzo, integrante do CGInfo, e do analista de sistemas Guilherme Arioli, chefe da Seção de Sistemas de Controle Judicial e Extrajudicial da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJSC. Já o juiz João Alexandre Dobrowolski Neto, também membro do CGInfo, participará do painel "Novo CPC - Desafios e Soluções", completando-se a participação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com a moderação de painéis e palestras, que será empreendida pelo juiz de 2º grau Dinart Francisco Machado, coordenador do CGInfo, e pelos analistas de sistemas Sérgio Weber, chefe da Divisão de Gestão do Conhecimento, e Giovanni Moresco, assessor especial do CGInfo. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Imagens: Divulgação/MorgueFile.com
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.