Voltar Bibliotecas do Judiciário têm 49.799 mil livros à disposição da sociedade catarinense

O Poder Judiciário catarinense não é apenas um local para a solução de conflitos. Para quem tem sede de conhecimento, a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, anexa ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis, tem um acervo com 33.737 mil livros à disposição da sociedade catarinense. No Estado, com as bibliotecas setoriais, o número de publicações chega a 49.799. E não são somente livros ligados à área jurídica. Também há exemplares de literatura, filosofia, história de Santa Catarina, entre outros títulos. De segunda a sexta, das 12h às 19h, qualquer cidadão pode utilizar os serviços dessas bibliotecas para estudar, atualizar-se ou, simplesmente, adquirir mais cultura.

A chefe de seção de bibliotecas, a bibliotecária Cláudia Luciane Alves da Silva, destaca a atualização do acervo. "Todos os anos realizamos um levantamento dos livros mais pesquisados e os assuntos que precisam ser atualizados, como novas legislações, por exemplo, para que possamos efetuar a compra destes exemplares. Neste ano, já adquirimos mais de 1.000 livros. Além dos livros, também temos jornais e revistas para a consulta", explica.

Nas bibliotecas do Poder Judiciário, somente os magistrados e os servidores podem realizar o empréstimo das publicações. Mas isso não impede que qualquer cidadão utilize o espaço para pesquisar. Na Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, que tem capacidade para atender até 50 pessoas ao mesmo tempo, ainda existem três salas de estudos individuais.

O acervo conta com publicações do século 19. "O nosso livro mais antigo é um francês, de 1825, `Théorie Des Peines' (Teoria das Penas). Uma outra raridade é o Código Criminal, de 1840. Esses livros, por exemplo, estão no setor de obras raras, que ficam climatizadas a uma temperatura entre 18 ºC e 19 ºC, além do controle da umidade do ar", revela o bibliotecário Onir Alexandre Pereira de Sousa.

A unidade anexa ao TJSC recebe uma média de 100 visitantes por dia. Todos têm acesso à Internet e ao serviço de fotocópia, este pelo valor unitário de R$ 0,40. A advogada Roseli Menezes frequenta a Biblioteca Marcílio Medeiros quase todos os dias. Para a bacharel em Direito, o espaço público é o melhor da cidade para estudar. "Além do silêncio, da internet de ótima qualidade e da facilidade de acesso pelos meios de transporte, a biblioteca do Poder Judiciário tem vários livros atualizados e facilita a pesquisa de todos. Aqui conseguimos consultar publicações que possuem um alto valor de mercado e ficaria muito dispendioso adquiri-las. Meu objetivo é realizar o concurso para as carreiras de magistrado nos estados do Paraná e de Santa Catarina", afirma a advogada. Normalmente, os visitantes são estudantes, servidores e advogados.

Onde estão as bibliotecas setoriais do TJSC

Comarca de Tubarão;

Comarca de Araranguá;

Comarca de Orleans;

Comarca de Joinville;

Comarca de Chapecó;

Academia Judicial.

 

Horários da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, de segunda a sexta:

Para o público em geral - das 12h às 19h;

Para servidores e magistrados - das 8h às 19h.

 

Publicações mais emprestadas em 2018

1º - Direito Administrativo Descomplicado, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;

2º - Direito Constitucional Descomplicado, de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;

3º - Direito Processual Civil Esquematizado, Pedro Lenza e Marcus Vinícius Rios Gonçalves.

Imagens: Michael Gonçalves/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.