Voltar Blumenau fechará o mês de fevereiro com a realização de quatro sessões do Tribunal do Júri

A comarca de Blumenau retomou neste mês sua pauta de sessões do Tribunal do Júri. Durante o ato, os acusados de crimes contra a vida são submetidos ao julgamento do Conselho de Sentença, formado por sete sorteados que decidem o futuro do réu. Dois julgamentos ocorreram na primeira semana de fevereiro, nos dias 7 e 8, e os próximos dois ocorrem nos dias 21 e 29. Os casos tramitam na 1ª e na 2ª Vara Criminal.

No primeiro júri do ano na comarca, um acusado de tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima e de crimes conexos - descumprimento de medida protetiva, ameaça, porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas - foi condenado a 14 anos de reclusão, quatro meses e 20 dias de detenção, cinco meses de prestação de serviços à comunidade e 11 dias-multa. Ele, que estava preso desde a data do crime, não poderá recorrer da decisão em liberdade. Os crimes ocorreram no bairro Testo Salto em abril de 2023, quando o acusado tentou matar a tiros o ex-cunhado após uma discussão com sua então companheira. Ele ainda terá de reparar os danos causados às vítimas, que juntos somam R$ 8 mil, com juros e correção monetária. 

O segundo júri de 2024 ocorreu no dia seguinte (8/2). Um homem acusado de matar outro por uma dívida de drogas foi absolvido pelo Conselho de Sentença. As duas decisões são passíveis de recurso.

No terceiro júri do mês de fevereiro, designado para o dia 21, a partir das 9h, uma ré será julgada por homicídio ocorrido em abril de 2022, no bairro Velha Central. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), após ingerir bebida alcoólica e discutir com o companheiro, ela desferiu golpes de faca contra a vítima, que tentou fugir mas morreu por conta dos ferimentos. A mulher será julgada pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Este processo é oriundo da 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau. 

No dia 29 de fevereiro, a partir das 9h, o Conselho de Sentença julga um acusado de tentativa de homicídio ocorrida na Itoupava Norte. Após uma discussão com a vítima e seus familiares, o homem teria saído do local prometendo vingar-se. Ao retornar e ser impedido de entrar na casa da vítima, teria arremessado a faca que possuía em mãos e atingido o tórax da vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu. O réu será julgado por homicídio qualificado por uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Este caso tramita na 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.