Voltar Café com empresários apresenta o programa Novos Caminhos em Itajaí

Café com empresários para apresentar o programa Novos Caminhos (PNC).
 

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e entidades parceiras promoveram na quarta-feira (9/8) um café com empresários para apresentar o programa Novos Caminhos (PNC), que completa 10 anos este mês. Contando com pronunciamento de autoridades e com relatos tocantes de administradores participantes do projeto, o evento aconteceu no Auditório Escola Sesi de Referência, no Bairro Ressacada, em Itajaí.

O objetivo foi articular com a iniciativa privada e empresários para que abram as portas das empresas aos adolescentes atendidos pelo programa, por meio da oferta de estágio, vaga de aprendizagem ou de emprego. Com a adesão ao PCN, além da ação social, a empresa tem seu nome incluído no hall de apoiadores da causa e recebe o selo virtual Empresa Cidadã. "O Café com Empresários foi um evento muito produtivo, pois foi a oportunidade de apresentar ao empresariado local a grandeza e a importância do projeto e demonstrar que com um simples gesto, que é o oferecimento de um emprego, eles podem mudar a vida de um adolescente", comentou o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí, Fernando Machado Carboni.

Café com empresários para apresentar o programa Novos Caminhos (PNC).
 

Completando uma década e em franca nacionalização para outros tribunais do país, seguindo a diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e conta com diversos parceiros. “O sucesso do programa está nas articulações de várias parcerias oficiais e extraoficiais que possibilitam atender esse público específico. Nosso papel é ser ponte entre aqueles que têm o poder de fazer e aqueles que necessitam de oportunidades para alcançar a independência e a autonomia para que possam seguir um novo caminho”, comenta Francilene Laureano Moreira Krzisch, assistente social da Vara da Infância e Juventude da comarca de Itajaí.

O PNC atende adolescentes, a partir dos 14 anos, residentes ou egressos dos chamados serviços de acolhimento. Por lei, ao completarem 18 anos e não sendo possível o retorno para a família biológica ou extensa, esses jovens precisam iniciar uma vida adulta e autônoma. Preocupados com as consequências sociais desta situação, o Poder Judiciário de Santa Catarina, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina criaram o Programa Novos Caminhos em 2013.

Café com empresários para apresentar o programa Novos Caminhos (PNC).
 

Com o passar dos anos, uniram-se ao Programa a Ordem dos Advogados do Brasil/SC, o Ministério Público de Santa Catarina, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/SC, a Fundação ESAG e a Associação Catarinense de Medicina. Em 2022, mais três novas instituições passaram a apoiar a iniciativa: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc); o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

A partir do compromisso firmado entre os parceiros, as entidades SESI, SENAI, SENAC, SESC, CIEE e SENAR capacitam, qualificam e acompanham individualmente cada um desses adolescentes, conferindo-lhes o exercício da cidadania com dignidade.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.