Voltar CAMP auxilia nove unidades do PJSC com a realização de mais de 80 mil minutas em 2020

Criada para operacionalizar as ações do programa permanente de auxílio às unidades judiciais de Primeiro Grau do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Central de Auxílio à Movimentação Processual (CAMP) apresentou excelentes resultados em 2020. Instituída pela Resolução GP/CGJ nº 10, de 12 de maio de 2020; a Central emitiu 80.025 minutas, entre despachos, sentenças, decisões, ofícios, certidões, mandados e atos ordinários, para nove unidades judiciais.

O coordenador do Núcleo II da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Ramon de Quadros Costa, explicou que o principal objetivo da CAMP é entregar produtividade imprimindo ações em bloco nas unidades atendidas. "Utilizamos recursos computacionais de inteligência artificial para o reconhecimento de textos e classificação. Isso permite que possamos separar grandes blocos de processos e, assim, imprimimos as minutas correspondentes para trazer a produtividade em grande volume", explicou.

Na Justiça de SC, os processos da competência de execução fiscal são responsáveis por 1/3 do acervo. Em função da característica de tramitação padronizada e pelo grande número de ações, nove unidades de execução fiscal foram atendidas no ano passado. Uma das unidades beneficiadas foi a Vara Regional de Execução Fiscal da comarca da Capital, que atende outras 27 comarcas, com quatro magistrados em dedicação exclusiva. Apesar disso, o coordenador do Núcleo II informou que já trabalha no desenvolvimento de uma rede neural para a competência bancária para 2021.

A equipe da CAMP é formada por dois servidores e um estagiário. Vale destacar que o programa permanente de auxílio às unidades judiciais de Primeiro Grau possui duas frentes de trabalho. A primeira identifica as fases processuais em que é possível promover maior ou completa automação de fluxos e procedimentos para a prática dos atos processuais. A segunda tem o objetivo de mapear, no âmbito dos gabinetes dos magistrados, as situações nas quais é possível promover ações de impulso processual em bloco, concentradas no lançamento de minutas de despacho, decisão e sentença.

 

Os números da CAMP em 2020*

 

Minutas: 80.025;

Despachos: 18.530;

Decisões: 25.263;

Sentenças: 5.658;

Atos ordinários: 14.279;

Ofícios: 11.651;

Certidões: 2.584;

Mandados: 2.060.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.