Campanha Dignidade Menstrual arrecada mais 2 mil absorventes para APAE de Pouso Redondo - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Dignidade humana
A campanha Dignidade Menstrual, organizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) e pela Diretoria de Saúde do TJSC, arrecadou 2.196 absorventes e os entregou na APAE de Pouso Redondo, localizada no Alto Vale. O evento foi acompanhado pela juíza Juliana Andrade da Silva Silvy Rodrigues, diretora do foro da comarca de Trombudo Central. Desde segunda-feira (28/3), a campanha já angariou mais de 40 mil absorventes em várias regiões do Estado.
A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, por carência de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de conhecimento. “O problema é agravado por variáveis que envolvem a desigualdade racial, social e de renda”, explica Cibelene Piazza Ferreira, assessora da Cevid. “Uma família em situação de vulnerabilidade, por exemplo, tende a dedicar uma parte menor de seu orçamento para itens de higiene diante dos gastos com alimentação”, diz. Além disso, segundo ela, o período menstrual se torna mais um fator de desigualdade entre os gêneros.
Ituporanga
A comarca de Ituporanga também participou da campanha de arrecadação de absorventes para distribuição entre mulheres em situação de vulnerabilidade social. Segundo a chefe de cartório do foro local, Wania Koerich, os donativos foram entregues nesta semana no Presídio Feminino daquela unidade judicial.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)