Voltar Campanha Dignidade Menstrual, do TJ, distribui 25,4 mil absorventes íntimos em 2 dias

Na Escola Fernando Brüggemann Viegas de Amorim, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, há um cartaz colado na parede com a seguinte frase: "A educação é o primeiro passo para um futuro melhor." Para algumas alunas dali, o acesso a esse futuro melhor não é tarefa fácil. É que, por falta de dinheiro até para comprar absorventes, várias precisam faltar às aulas no período menstrual.

Entrega de absorventes.
A diretora da unidade, Lucélia Veiga, diz que, para dar algum conforto às alunas, a escola tenta deixar absorventes no banheiro de modo que, quando surge a necessidade, elas tenham onde pegar o produto sem precisar pedir a alguém e, principalmente, sem deixar de estudar. Mas isso nem sempre é possível, embora sejam feitas até vaquinhas para esse fim.

Entrega de absorventes.
 

Na terça-feira (29/8), alunas da escola receberam 2.880 absorventes. O material foi entregue pela desembargadora Salete Sommariva, coordenadora honorária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. "O drama é muito grande", disse a desembargadora, sobre jovens que deixam de ir à escola por falta de absorventes.

Entrega de absorventes.
 

As unidades doadas foram recolhidas durante a campanha Dignidade Menstrual, promovida pela CEVID em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e a Diretoria de Saúde do TJSC. As entregas do material foram intensificadas nesta semana.

Na terça também foram entregues 2.440 absorventes no Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis), de Florianópolis. A organização sem fins lucrativos localizada no bairro Monte Cristo atende 143 crianças e adolescentes de seis a 16 anos de idade. Oferece, no contraturno escolar, aulas de dança, movimento corporal, teatro, literatura, violino, violão e violoncelo. A assistente social do local, Sarah Dias Aguiar, informou que, além das adolescentes atendidas no Ceafis, os absorventes também podem ajudar mulheres das famílias delas.

Entrega de absorventes.
 

A distribuição também atendeu mulheres do Presídio Feminino de Florianópolis. Na terça, a unidade tinha 100 internas. Foram doados 960 absorventes. O material foi recebido por Joana Vicini, secretária adjunta da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP). De acordo com Joana, o Estado fornece kits de absorventes, mas a doação ajuda porque algumas mulheres, conforme o mês, precisam de mais unidades.

Nesta quarta (30), a CEVID distribuiu mais 16.800 absorventes a funcionárias terceirizadas do TJSC que atuam em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Também foram encaminhadas 2.400 unidades do produto para mulheres em situação de rua atendidas no Centro POP de Florianópolis.

Esta é a segunda edição da campanha Dignidade Menstrual. A arrecadação ocorreu entre os meses de maio e junho. Desde então, têm sido feitas entregas a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, foram arrecadados 81.566 absorventes. Foram beneficiadas mulheres de várias regiões do Estado. Todas viviam a chamada pobreza menstrual, que ocorre quando a mulher, por falta de dinheiro, não tem acesso à higiene pessoal durante o período menstrual.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.