Voltar Campanha "Quem ama, respeita!" entra em campo na Capital com promessa de virar o jogo

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ao lado de um grupo de cerca de 40 mulheres de diversas instituições catarinenses, participou neste final de semana de ação para alertar sobre o aumento de feminicídios registrados neste ano no Estado. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já chega a 36 o número de mulheres assassinadas pelas mãos de seus parceiros/maridos/companheiros.

Durante o intervalo do jogo Avaí x Corinthians, que reuniu quase 10 mil torcedores no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o grupo entrou em campo com uma faixa com o slogan da campanha, "Quem ama, respeita! Vamos virar este jogo!", cartazes das instituições participantes e 36 balões, número idêntico ao das vítimas de feminicídio neste ano, enquanto o locutor lia um texto para explicar a ação aos presentes no estádio, seguido de um vídeo gravado pelo humorista Muriel com seu personagem Manezinho Darci, e pela desembargadora Salete Silva Sommariva.  Logo após, Elenice Fraga declamou um poema.

O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, acompanhado de sua esposa, Lúcia,  fez questão de receber as mulheres antes da partida para declarar todo o apoio do clube à ação, oportunidade em que exaltou a coragem das mulheres ali presentes em fazer uma campanha de enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio. "Aqui é o lugar certo, pois muitos homens vêm aos estádios para extravasar sua agressividade, muitos deles machistas, e todos devem entender que isso não deve ser levado para dentro de suas casas, nem descontar suas frustrações em suas mulheres", afirmou o dirigente.

Para a desembargadora Salete Sommariva, ações como esta são muito importantes porque realizadas em um ambiente eminentemente masculino. "A intenção é levá-los a refletir acerca de atitudes machistas e violentas contra suas mulheres", acrescentou. O Ministério Público, pela procuradora Cristiane Rosália Maestri Böell, também participou do evento na Ressacada. "Parabéns à Cevid e às demais instituições organizadoras, bem como à diretoria do Avaí, por possibilitar que se levasse ao estádio reflexão sobre tema tão importante à sociedade", afirmou.

A ação foi realizada pela Cevid/TJSC, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), escritório Advocacia Sustentável, Fórum Suprapartidário de Mulheres, ONG Mais União e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (Cedim), com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, do Ministério Público e da Polícia Civil entre outros. 

Link do vídeo com a mensagem do Darci e da desa. Salete: https://drive.google.com/file/d/15GTZzCHjVJio-yTH1D_Pw8uy0OCoyvlQ/view?usp=sharing

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.