Voltar Capital catarinense sediará 2 encontros de ouvidores do Poder Judiciário nesta semana

Florianópolis sediará nesta semana, de 22 a 24 de novembro, o XV Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral e o II Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres. O evento será realizado no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a partir das 19h. Na solenidade inaugural, a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, titular da Ouvidoria da Mulher e coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid do TJSC), fará breve explanação sobre os objetivos de ambos os encontros. 

O diretor-executivo da Academia Judicial do TJSC, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o ouvidor do TJSC, desembargador Osmar Nunes Júnior, que representará o presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, no evento ; o presidente do COJE (Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral), juiz-ouvidor Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior (Tribunal Regional de Goiás); e a  presidente do COJUM (Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres), desembargadora Tânia Regina Silva Reckziege (TRT-4), darão sequência aos pronunciamentos de abertura dos eventos.

No dia 23, serão realizadas abordagens distintas de interesse de ambos os eventos. Entre elas, a palestra "Norteadores para a escuta humanizada de mulheres vítimas de violência doméstica", da psicóloga da UFSC Andréia Isabel Giacomozzi, e "Serviço de atendimento à vítima de violência doméstica e familiar de servidoras e magistradas no Poder Judiciário catarinense", do coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJSC, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.  

Os encontros, no terceiro dia, contarão com a palestra "Enfrentamento da violência contra a mulher", da presidente do Instituto Justiça de Saia, promotora de justiça Maria Gabriela Prado Manssur. A cacica da terra indígena Itanhaém e coordenadora de Etnia do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin), Marilza de Oliveira, falará sobre a Lei Maria da Penha traduzida por mulheres indígenas de Santa Catarina. 

O Programa Indira, que tem como objetivo a implementação de política institucional de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra magistradas, servidoras e colaboradoras do Poder Judiciário de Santa Catarina, será apresentado pela cooperadora técnica da Cevid, juíza Naiara Brancher, e pela servidora Ivone Ester Vidal Borges. Ao final do encontro, a desembargadora aposentada Salete Silva Sommariva fará a leitura da Carta de Florianópolis.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.