Voltar Casa Militar do TJ apresenta projetos para área de segurança institucional
O presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, reuniu-se na tarde desta terça-feira (11/9) com o coordenador do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal (NIS), desembargador Sidney Eloy Dalabrida, para tratar dos novos projetos da Casa Militar, que passa a ser comandada pelo tenente-coronel da PM Emerson Fernandes.
 
Entre as propostas do órgão para a área de segurança do Poder Judiciário está a realização de um curso de capacitação com todos os 166 policiais militares (integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública - CTISP) que atuam nos fóruns de todo o Estado. "A ideia é criar um protocolo e repassar conhecimentos sobre questões relacionadas à área de segurança aos PMs que atuam na Justiça catarinense", adiantou Dalabrida. Os cursos serão realizados de forma regionalizada e devem ser concluídos até dezembro deste ano.
 
A Casa Militar do TJ também vai participar de um outro projeto, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). "A Alesc vai colocar uma viatura operacional, com efetivo compartilhado, para efetuar rondas ostensivas nos arredores da praça da Bandeira e dos três órgãos do Estado vizinhos a ela, o que proporcionará maior segurança a todo o entorno do TJ", frisou o tenente-coronel Emerson Fernandes.
 
O novo comandante da Casa Militar do TJ vai acumular a chefia da Casa Militar com a Chefia da Divisão de Contrainteligência do NIS. Emerson Fernandes tem 22 anos de serviço; atuou por 11 anos no Bope; foi subcomandante do 19º BPM, em Araranguá; e consultor de segurança da ONU por dois anos, em duas oportunidades: em missões de paz no Timor Leste (2005/2006) e no Sudão (2010/2011).
Imagens: Nathália Cidral/Assessoria de Imprensa do TJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.