Voltar Casas de Acolhimento do Alto Vale do Itajaí aderem ao Programa Novos Caminhos

Previsão é de atender 23 adolescentes da região

Jovens de casas de acolhimento da região do Alto Vale do Itajaí passaram a integrar o Programa Novos Caminhos desde o último dia 16, quando foi assinado termo de adesão em solenidade na cidade de Rio do Sul. A previsão inicial é o atendimento de 23 jovens das cidades de Rio do Sul, Ibirama, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Oeste, Taió e Trombudo Central, todos sob tutela do Estado, órfãos ou vítimas de maus-tratos dos pais ou responsáveis.

Nas casas de acolhimento de Santa Catarina encontram-se em torno de 1,5 mil crianças e adolescentes. Desse total, quase 400 têm mais de 14 anos e, assim, podem participar das qualificações oferecidas pelo Novos Caminhos. O programa, criado em 2012, é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e promove a educação, qualificação e inclusão deles no mercado de trabalho.

Até agora, 30 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho. O programa atendeu 335 jovens que participaram do Programa Profissional do Futuro, conduzido pelo IEL/SC, o qual oferece noções básicas sobre as exigências do mercado de trabalho. Desse grupo, 108 se matricularam em cursos técnicos, de iniciação e de qualificação profissional do Senai/SC.

O Sesi também promoveu 108 matrículas na Educação de Jovens e Adultos e em capacitações de educação continuada em higiene pessoal, competências para o mundo do trabalho e prevenção ao uso de álcool e outras drogas e a doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa já está em andamento nas regiões de Chapecó, Grande Florianópolis, Blumenau, Joinville, São Bento do Sul, Criciúma, Itajaí, São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Lages e Tubarão.

A solenidade teve a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros; da 1ª vice-presidente da AMC, Jussara Schittler dos Santos; do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte; do vice-presidente regional da Fiesc, Lino Rohden; e de autoridades regionais e municipais (com informações da Assessoria de Imprensa da Fiesc). 

Imagens: Heraldo Carnieri / Assessoria de imprensa da Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.