Voltar Cejusc de Catanduvas é instalado para disseminar cultura pacificadora na região

Ele funcionará na sede do Fórum

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc da comarca de Catanduvas foi instalado em solenidade realizada ao final da tarde da última terça-feira (10/11). Ele funcionará nas dependências do Fórum local, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e oferecerá o serviço padrão, com salas de triagem e de sessões. Casos que envolvam mediação familiar e demanda pré-processual, com perspectiva de composição amigável, também serão encaminhados ao Centro.

Na equipe de trabalho estão a secretária Liliane Patrícia Zamboni Dalla Lana, a assistente social Tânia Regina Schmietke Czech e as estagiárias Letícia Miotto e Roselaine do Prado Freitas. "A cultura pacificadora objetiva retomar valores morais da sociedade, porque honestidade, caráter reto e dignidade são valores que devem ser urgentemente resgatados", apregoou a juíza Dominique Gurtinskim Borba Fernandes, diretora do Foro e coordenadora do Centro. Para ela, disseminar a cultura da conciliação é tarefa dos que atuam no Poder Judiciário e dos que dele dependem para resolução de conflitos. "Disso decorrerá uma sociedade mais justa e solidária", vaticinou.

A juíza de 2º grau Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, subcoordenadora dos Programas Alternativos de Solução de Conflitos, também manifestou sua satisfação com o empenho demonstrado pela comarca, que culminou na instalação do novo serviço. "O Cejusc é também adequado para efetivar projetos que solidificam essa nova cultura, como a Justiça Restaurativa - prática que se expande pelo Brasil há mais de 10 anos e já coleciona resultados expressivos pela sensibilidade na mediação entre vítima e ofensor, do que poderá resultar, por exemplo, reparação de danos emocionais", explanou.

Depois da assinatura da ata de instalação, a juíza coordenadora do Centro ciceroneou a todos em visita aos novos ambientes. Prestigiaram o evento os prefeitos Gisa Aparecida Giacomin (Catanduvas), Kleber Nora (Jaborá) e Melânia Aparecida Roman Meneghini (Vargem Bonita); os presidentes das Câmaras de Vereadores Monalisa Ruaro (Catanduvas), Gilmar Mauli (Jaborá) e Itamar Rossi (Vargem Bonita); o representante da Subseção da OAB Eleandro Roberto Brustolin; a tenente-coronel Lucimar Savaris e o sargento Wladimir Fernando Carleto, da Polícia Militar; e o comandante Ironi Antunes de Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar, além de servidores da comarca e outros representantes de entidades locais.

Imagens: Divulgação/Comarca de Catanduvas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.