Cejusc Estadual fortalece parcerias com OAB-SC e academia em ações do Programa Pontes - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Cejusc Estadual fortalece parcerias com OAB-SC e academia em ações do Programa Pontes

Unidade recebeu a visita da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB-SC e de acadêmicos da Unicesusc

22 Maio 2025 | 18h18min
  • Conciliação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Estadual Catarinense, localizado no Fórum da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu recentemente duas visitas institucionais, dentro das atividades do Programa Pontes, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Essas iniciativas têm como objetivo promover e consolidar a cultura da mediação e da conciliação.

Representantes da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB-SC, incluindo a presidente, Rissiane Damião dos Santos Koeche Goulart; a vice-presidente, Naiara Vicentini; e o secretário adjunto, Jackson Pacheco Jaques, estiveram no Cejusc no dia 20 de maio.




A visita teve como foco o fortalecimento da cooperação entre a OAB-SC e o TJSC, conforme previsto no acordo de cooperação firmado entre as instituições. O encontro abordou a atuação conjunta nos Cejuscs e o papel do Programa Pontes na mediação de conflitos em grau recursal.

Os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Unicesusc visitaram o Cejusc na semana passada. Os alunos integram o projeto de extensão Autocompor, coordenado pela professora e mediadora Juliana Ribeiro Goulart, que busca proporcionar experiências práticas e aproximar os acadêmicos da realidade do Judiciário catarinense. Recepcionados pelos assessores da Cojepemec Daniela de Ávila Zawadzki e Fabricio Kleis, os estudantes participaram de uma visita guiada e conheceram de perto o funcionamento do Cejusc e as iniciativas do Programa Pontes.

Sobre o programa Pontes

O Programa Pontes, lançado recentemente pelo TJSC, tem como foco a mediação e conciliação de litígios no segundo grau de jurisdição, com ênfase inicial nas ações de família. A proposta busca transformar a forma como os conflitos são tratados, promovendo soluções mais rápidas, eficientes e humanizadas. Entre os principais objetivos estão a pacificação social, a redução da litigiosidade e o incentivo ao protagonismo das partes na construção de soluções consensuais.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080