Voltar Celesc anuncia interesse em se tornar nova parceira do programa Novos Caminhos em SC

A Celesc, maior empresa de economia mista do Estado, com receita líquida de R$ 10 bilhões (2022), cerca de 4 mil empregados e atuação em praticamente todos os municípios catarinenses, anunciou na manhã desta sexta-feira (6/10) o desejo de se tornar parceira do programa Novos Caminhos, que atende, ampara e apoia a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de acolhimento em Santa Catarina.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, demonstrou satisfação com a disposição da empresa, exposta durante audiência concedida ao seu dirigente máximo, engenheiro Tarcísio Rosa, na ocasião acompanhado pelo empresário Glauco Corte, presidente do Conselho de Administração da Celesc. O desembargador Sérgio Heil e a assistente social Lilian da Silva Domingues, ambos da Ceij, também estavam presentes.

Reunião entre TJSC e Celesc.
 

“É muito bom saber que uma empresa do porte da Celesc, que possui grande capilaridade por todo o Estado, estará ao nosso lado em breve para oportunizar novos caminhos aos jovens em situação de acolhimento de Santa Catarina”, afirmou o desembargador Blasi. O presidente da Celesc, em um primeiro momento, adiantou a possibilidade de reservar de 10% a 20% das vagas de jovem aprendiz da empresa para os adolescentes do Novos Caminhos.

O desembargador Sérgio Heil e o dirigente Glauco Corte, ex-presidente da Fiesc, aproveitaram o encontro para lembrar os primeiros passos deste programa, iniciado em 2013 com as duas instituições e mais a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). “Na época era apenas uma ideia, muito abstrata, mas que, se já conseguisse apontar um novo caminho para pelo menos uma menina e um menino, já teria valido a pena”, recorda Heil.

Pois hoje, ao completar 10 anos de existência com diversos outros parceiros agregados, o programa Novos Caminhos comemora números grandiloquentes. Foram mais de 6 mil jovens que frequentaram cursos de capacitação e mais de mil contemplados com oportunidades de emprego em empresas do Estado. A iniciativa da Celesc abriu portas para novos alinhamentos sobre as diversas possibilidades de contribuição e promete ampliar sua parceria com o programa, que, aliás, acaba de ser nacionalizado por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já se organiza em outras unidades da Federação, como no Estado do Amazonas. 

PNC - Histórico

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário Catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.