Voltar Cerca de 3 mil candidatos realizam no sábado as provas para a Residência Jurídica no TJSC

As provas do processo público de seleção para o programa de Residência Jurídica no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) ocorrem neste sábado (2). Cerca de 3 mil candidatos estão aptos para a disputa das 245 vagas situadas nas diversas comarcas e no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), conforme a disponibilidade de magistrados orientadores. Atualmente, o Judiciário catarinense conta 236 bacharéis em Direito no programa de Residência Jurídica. 

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Programa de Residência Jurídica, sob o comando do 1º vice-presidente, desembargador Cid José Goulart Júnior, informa que as provas objetiva e discursiva serão realizadas no formato online, com início às 9h e término às 12h30min (horário de Brasília), na plataforma educacional da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc).

A Esmesc ressalta aos inscritos que foram enviadas, via e-mail, informações detalhadas sobre como será o processo seletivo. Recomenda-se a conferência do e-mail, incluindo as caixas de spam, para a realização do teste do sistema. Dúvidas devem ser esclarecidas o quanto antes via e-mail pelo endereço secretaria@esmesc.org.br, pelo telefone fixo (48) 3231-3045 ou pelo WhatsApp (48) 99917-1600. Os canais acima não estarão disponíveis para atendimento no dia da prova. 

No sábado (dia 2 de março), antes, durante e depois da prova, o candidato será atendido pela equipe da Esmesc exclusivamente pelo ambiente virtual de realização da prova. Reforça-se a necessidade de o candidato seguir as instruções para baixar o programa e realizar o ingresso simulado no ambiente virtual do teste com antecedência.  

A residência jurídica é a atividade prático-jurídica desenvolvida sob orientação de magistrado de 1º ou 2º grau, complementada por conhecimento teórico adquirido em atividades e eventos acadêmicos realizados pela Esmesc. A duração da residência jurídica não poderá exceder 36 meses, consecutivos ou alternados, observado o regramento próprio da Resolução GP n. 75/2022.

Destinada a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado, ou que tenham concluído o curso de graduação há no máximo cinco anos, a residência jurídica prevê uma jornada de atividades de 30 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 3.615,42.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.