Cevid investe em projeto que capacita escola na prevenção da violência contra mulher - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Evento
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça, sob o comando da desembargadora Salete Sommariva, promoveu nesta semana o 4º Encontro do Projeto Formar para Transformar, que trabalha a atuação da escola na prevenção da violência contra a mulher. Na última segunda-feira (19/11), no auditório Ministro Teori Zavascki, na sede do TJ, ocorreram duas palestras.
Inicialmente, a delegada Patrícia Maria Zimmermann D'avila, coordenadora das Delegacias de Polícia de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), proferiu a palestra "Violência contra a mulher: formas de encaminhamento de denúncias".
Segundo a policial, apesar de todas as medidas protetivas previstas na legislação atual, é grande o número de mulheres vítimas de violência praticada por seus parceiros que permanecem ou retornam ao convívio com os agressores. "Muitas não chegam a denunciar, o que aumenta a subnotificação e faz com que não tenhamos a exata dimensão desta tão grave forma de violência ", afirmou. O psicólogo Antonio Britto, também da Polícia Civil, complementou a fala da delegada para discorrer sobre o comportamento da criança na escola.
Coube ao defensor público Marcelo Scherer da Silva proferir a segunda palestra da jornada, com o tema " Defensoria Pública e a Lei Maria da Penha". Ele destacou, dentre outros temas, o que a vítima deve fazer quando o ofensor descumprir a medida protetiva: "Acionar a PM imediatamente, registrar boletim de ocorrência, comparecer no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na Defensoria Pública e no MP". O encontro de ontem encerrou o cronograma de palestras de 2018. O próximo encontro está previsto para o dia 7 de fevereiro de 2019.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, o curso Formar para Transformar com professores da rede de ensino municipal e estadual de Siderópolis, sobre prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. A solenidade de abertura acontece amanhã, às 19h, e contará com palestra da desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJSC, com o tema "Violência contra a mulher, um problema de todos".
Já na quinta-feira, pela manhã, acontece um painel sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e os desafios e possibilidades no ambiente escolar, com a advogada Letícia Alves. Na parte da tarde acontecem o painel "Boas práticas na escuta de criança e adolescente vítimas de violência", com o psicólogo Ricardo de Bom Maria, e o painel "Apresentação da Rede de Proteção e Atendimento no município de Siderópolis", com a secretária de Assistência Social do município, Gladys Lenuzia Ketering. Como atividade final, acontece uma roda de conversa com professores, assistentes sociais da comarca de Criciúma, que abrange o município de Siderópolis, representantes da OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Assistência Social e Secretaria de Educação de Siderópolis.
Além desses, o curso terá participação e apoio do Legislativo municipal através do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha , autor da Lei n. 2278, que instituiu a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental, séries finais e de ensino médio, públicas e privadas.
A capacitação, realizada até o momento somente em Florianópolis, é uma iniciativa da Cevid em parceria com as Secretarias de Educação (estadual e municipais). Priorizar o fortalecimento da rede de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)