Voltar Cevid investe em projeto que capacita escola na prevenção da violência contra mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça, sob o comando da desembargadora Salete Sommariva, promoveu nesta semana o 4º Encontro do Projeto Formar para Transformar, que trabalha a atuação da escola na prevenção da violência contra a mulher. Na última segunda-feira (19/11), no auditório Ministro Teori Zavascki, na sede do TJ, ocorreram duas palestras.

Inicialmente, a delegada Patrícia Maria Zimmermann D'avila, coordenadora das Delegacias de Polícia de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs), proferiu a palestra "Violência contra a mulher: formas de encaminhamento de denúncias". 

Segundo a policial, apesar de todas as medidas protetivas previstas na legislação atual, é grande o número de mulheres vítimas de violência praticada por seus parceiros que permanecem ou retornam ao convívio com os agressores. "Muitas não chegam a denunciar, o que aumenta a subnotificação e faz com que não tenhamos a exata dimensão desta tão grave forma de violência ", afirmou.  O psicólogo Antonio Britto, também da Polícia Civil, complementou a fala da delegada para discorrer sobre o comportamento da criança na escola.

Coube ao defensor público Marcelo Scherer da Silva proferir a segunda palestra da jornada, com o tema " Defensoria Pública e a Lei Maria da Penha". Ele destacou, dentre outros temas, o que a vítima deve fazer quando o ofensor descumprir a medida protetiva: "Acionar a PM imediatamente, registrar boletim de ocorrência, comparecer no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, na Defensoria Pública e no MP". O encontro de ontem encerrou o cronograma de palestras de 2018.  O próximo encontro está previsto para o dia 7 de fevereiro de 2019.

Siderópolis

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22, o curso Formar para Transformar com professores da rede de ensino municipal e estadual de Siderópolis, sobre prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. A solenidade de abertura acontece amanhã, às 19h, e contará com palestra da desembargadora Salete Silva Sommariva, titular da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJSC, com o tema "Violência contra a mulher, um problema de todos".

Já na quinta-feira, pela manhã, acontece um painel sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e os desafios e possibilidades no ambiente escolar, com a advogada Letícia Alves. Na parte da tarde acontecem o painel "Boas práticas na escuta de criança e adolescente vítimas de violência", com o psicólogo Ricardo de Bom Maria, e o painel "Apresentação da Rede de Proteção e Atendimento no município de Siderópolis", com a secretária de Assistência Social do município, Gladys Lenuzia Ketering. Como atividade final, acontece uma roda de conversa com professores, assistentes sociais da comarca de Criciúma, que abrange o município de Siderópolis, representantes da OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria da Assistência Social e Secretaria de Educação de Siderópolis.

Além desses, o curso terá participação e apoio do Legislativo municipal através do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha , autor da Lei n. 2278, que instituiu a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental, séries finais e de ensino médio, públicas e privadas.

A capacitação, realizada até o momento somente em Florianópolis, é uma iniciativa da Cevid em parceria com as Secretarias de Educação (estadual e municipais). Priorizar o fortalecimento da rede de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres é uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Segundo relatório do TJSC de outubro deste ano, no Estado são mais de 36 mil processos em andamento decorrentes de violência doméstica, violência doméstica contra a mulher e feminicídio. Foram concedidas, entre janeiro e outubro de 2018, mais de 7.500 medidas protetivas; em andamento são quase 14 mil medidas protetivas em Santa Catarina. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, entre janeiro e agosto deste ano foram registradas as seguintes ocorrências contra as mulheres:

 
- 62 feminicídios
- 102 tentativas de homicídio doloso
- 2.155 estupros consumados
- 403 estupros tentados
- 12.607 lesões corporais dolosas
- 15.844 ameaças
- 326 calúnias
- 1.184 danos
- 931 difamações
- 5.734 injúrias.

 

Imagens: Alex Cavalcante/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.