Voltar Cevid participa de caminhada na capital e palestras engajam comarcas no Outubro Rosa
Diversas instituições reuniram-se no último domingo (21/10) para uma caminhada na Beira-Mar com o objetivo de enfatizar para a população a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Estavam presentes representantes da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), da Associação da Mulher Catarinense Portadora de Câncer (Ammuc), do projeto Naninhas do Bem e Mulheres do Brasil. Antes de iniciar o percurso, os participantes tiveram uma aula de zumba e assistiram a um show de música ao vivo.
 
Na próxima terça-feira (30), a Ammuc comemora seus 18 anos e fecha as ações do Outubro Rosa com o 1º Risoto Solidário, no Lira Tênis Clube a partir das 20 horas. Haverá diversas atrações, além do sorteio de brindes e venda de produtos referentes ao Outubro Rosa e Ammuc. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição.
 
Em Lages, na última sexta-feira (19), a comarca realizou um evento que contou com palestra da mastologista Fabíola Morasoni e da professora aposentada Maribel Pereira, que já foi acometida pela doença. "Minhas amigas, não deixem de se cuidar. Deem uma pausa na vida estressante que vivemos e se cuidem. Se descoberto cedo, o câncer de mama tem cura sim, sou a prova disso", alertou a professora. Morasoni destacou que o exame de mamografia é indicado a partir dos 40 anos, e em casos com histórico familiar é necessário um rastreamento diferenciado. "A máxima que diz 'quem procura acha' para nós é importantíssima. Quanto antes descobrir, melhor", enfatizou a mastologista.
 
Na ocasião, também foi apresentado o projeto Almofadas do Coração, desenvolvido pela técnica de suporte em informática e voluntária Angelita Barroso. O projeto foi criado nos Estados Unidos e consiste na confecção de almofadas para mulheres que passam por retirada da mama. O objetivo é colocá-las embaixo das axilas para amenizar as dores físicas e psicológicas. No evento, Angelita falou sobre o projeto e ensinou às colegas como utilizar o artefato. As almofadas criadas na oficina serão doadas em Lages e Chapecó.
 
Palestra também foi a escolha da comarca de Fraiburgo, que na última sexta-feira (19) promoveu o II Ciclo de Palestras com temas alusivos à campanha do Outubro Rosa. O evento foi aberto ao público e teve como objetivo conscientizar e esclarecer temas que ainda geram dúvidas quanto ao câncer de mama e à saúde da mulher.
 
Por todas as comarcas os servidores têm lembrado ao público que passa pelos fóruns que a "ordem" é a prevenção. Prédios iluminados, servidores vestindo rosa, interiores com cartazes, balões e informações por todos os cantos mostram a adesão do Judiciário à causa. Em Indaial, a partir de uma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, foram disponibilizados materiais de divulgação sobre os serviços gratuitos oferecidos pela entidade, como exames, consultas e palestras entre outros. A campanha "Fios de Alegria", que objetiva a conscientização sobre a importância da doação de cabelos, também foi divulgada na comarca.
 
Em Indaial, quem tiver interesse em contribuir para a Rede Feminina de Combate ao Câncer pode entrar em contato com a entidade por meio do telefone (47) 3333-4066 ou através do e-mail redefccindaial@gmail.com. Ibirama, Itapoá, Tubarão, Santa Cecília e Dionísio Cerqueira são algumas das comarcas que também se engajaram na causa do Outubro Rosa.
 
Imagens: Divulgação comarcas
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.