Voltar CGJ debate celeridade e transparência no Judiciário no Encontro de Corregedores

Temas refletem sobre serviços ao cidadão

O corregedor-geral e o vice-corregedor-geral da Justiça, desembargadores Luiz Cézar Medeiros e Ricardo Orofino da Luz Fontes, participam do 69º Encontro do Colégio de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil - Encoge, que acontece desde o dia 26 até sexta-feira (28/8), no Rio de Janeiro-RJ. O tema principal do evento é a "Atuação Integrada do Sistema de Justiça", com debate sobre assuntos que têm reflexo direto sobre o desempenho dos serviços oferecidos ao cidadão.

Nesta edição, os corregedores discutem a relação entre a atuação do Judiciário e a opinião pública. O assunto desperta interesse pelo fato de o Poder Judiciário ainda ser considerado fechado - para muitos uma "caixa-preta" ", o que, de acordo com a presidente do Colégio, desembargadora Nelma Sarney, é uma visão que precisa ser superada.

Com foco na melhor gestão dos procedimentos internos e na prestação de serviços mais eficientes ao cidadão, os participantes puderam trocar experiências sobre o funcionamento dos cartórios extrajudiciais, que atualmente já oferecem diversos serviços antes só acessíveis no Judiciário. Também estão sendo apresentadas iniciativas como a Justiça Itinerante, que busca levar os serviços judiciais à população; os impactos do novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em março de 2016; o mandado de prisão eletrônico; e a mediação de conflitos.

O Encoge é um evento realizado a cada quatro meses pelo Colégio de Corregedores, entidade que congrega corregedores de Justiça dos Tribunais Estaduais de todo o país. A finalidade do evento é promover o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciais em todo o Brasil (com informações da Assessoria de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão).

Imagens: Divulgação / 69º Encoge
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.