Voltar Chefes dos três Poderes prestigiam instalação de nova unidade judicial na comarca de Concórdia


 

A partir desta quinta-feira (8/12), o Grande Oeste conta com mais uma unidade judicial. A Vara Regional de Recuperações Judiciais e Falências iniciou o atendimento na comarca de Concórdia. Serão beneficiadas 57 comarcas da região, cujos 1.370 processos já estão na nova unidade judicial. A facilidade da digitalização das ações proporciona rapidez na organização da Vara, sem prejuízo à prestação de serviço altamente complexa exigida nesses tipos de processo. A solenidade de instalação aconteceu no Salão do Tribunal do Júri, no fórum da comarca.


 

O evento celebrou a junção de esforços em prol da Justiça, como destacou o presidente do Poder Judiciário catarinense, desembargador João Henrique Blasi. “Felizmente, as entidades públicas envolvidas e comprometidas com a busca do direito da comunidade possuem ótimo relacionamento institucional. A presença, hoje aqui, de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Ordem dos Advogados e TJSC demonstra o quão firmes estamos no propósito de perpetuar a excelência na prestação do serviço judiciário público em Santa Catarina”, considerou Blasi.


 

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés; o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Moacir Sopelsa; e o catarinense Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), participaram da solenidade. Sopelsa, que é concordiense, agradeceu pela instalação da unidade. “Os moradores de Concórdia e região são merecedores dessa Vara. É mais uma forma de a classe empresarial ter atendimento judiciário célere”, destacou o deputado estadual. 


 

A grande responsabilidade de cuidar dos pedidos de recuperação judicial – tentativa de evitar a falência – e de falência das empresas da região abrangida ainda não tem magistrado designado, o que deve acontecer logo no início de 2023, após promoção de juiz de entrância final. Por enquanto, o juiz da 1ª Vara Cível e diretor do foro da comarca de Concórdia, Ildo Fabris, ficará à frente da nova unidade.


 

“É de extrema importância o processo de elevação da comarca de Concórdia de comarca de entrância final para comarca de entrância especial. Desde que ingressei na magistratura, ouço que Concórdia seria a próxima comarca de entrância especial, e hoje aqui estamos. É um sonho realizado, diante da oportunidade de maior permanência dos magistrados cujo próximo passo na carreira é o Tribunal de Justiça, já como desembargadores. Isso cabe também aos demais órgãos judiciais que aqui atuam. Agradeço pelo desempenho dos servidores e colaboradores que trabalharam arduamente para chegarmos a esse momento”, registrou o magistrado.


 

A especialização é possível no Poder Judiciário quando a comarca possui o número mínimo de seis unidades judiciais. Na solenidade, também foi designada a servidora Sabrina Fávero para desempenhar a função de chefe de cartório da nova Vara até que o juiz titular, a ser definido, determine a equipe completa da unidade.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.