Voltar Cidadania é tema de atuação voluntária de magistrada em programa semanal de rádio

As manhãs das sextas-feiras da juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau, iniciam com um trabalho voluntário desde o dia 7 de agosto deste ano. Ela participa do programa "Cidadania em Debate", na Rádio Nereu Ramos, em que fala sobre os mais variados temas, desde educação e patriotismo até adoção e violência doméstica. Em um período de seis a oito minutos, a magistrada, em linguagem acessível e simples, dá orientações e, ao final, deixa uma dica aos ouvintes.

Os temas são escolhidos por ela e refletem os acontecimentos mais recentes. "Não falo de processos, mas de temas que estimulam a participação e a cidadania na comunidade", explicou. O convite para participar do programa foi feito pelo radialista Paulo César, após contato durante a realização do Seminário Judiciário e Imprensa, em Blumenau, no final de 2014.

A juíza considerou a oportunidade extraordinária para cumprir a missão de humanizar e tornar efetiva a prestação adequada da solução de conflitos. "Não tem maneira melhor do que com a comunicação. O acesso à informação é um direito e aproxima o Judiciário da Imprensa. A ideia é que o cidadão entenda o seu direito, e faço isso em tom de reflexão", finaliza Quitéria Tamanini. A iniciativa foi registrada pela WebTV, cujos programas podem ser acessados no podcast, no site da emissora.

Imagens: Divulgação
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.