Voltar Com terceira maior carga de trabalho do país, TJ inicia planejamento para futuro

Em dois dias, metas serão traçadas

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina possui a terceira maior carga de trabalho entre os demais tribunais estaduais do país - atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Este dado, divulgado na última terça-feira (23/9) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na apresentação do relatório Justiça em Números 2014, será um dos vetores que nortearão o trabalho de revisão do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (24/9), em organização conjunta da Assessoria de Planejamento (Asplan) e Academia Judicial (AJ), o TJ iniciou seu workshop com vistas a desenhar seu novo mapa estratégico para o período 2015-2020. "Nosso desafio é pensar o Judiciário do futuro", anunciou o desembargador João Henrique Blasi, coordenador de Planejamento do TJ, na solenidade de abertura do evento, que acontece no Hotel Quinta da Bica d'Água, em Florianópolis. Ele acredita que, mais que garantir acesso à justiça, fundamental também é pensar no que vem depois - o trâmite processual. A razoável duração do processo, acrescentou, deve ser preocupação constante da instituição. A humanização do sistema, também. "Por trás de cada número existe uma vida, sonhos e anseios que precisam ser levados em consideração", pontuou.

O desembargador Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça, destacou o comprometimento de cada setor e respectivo gestor em alcançar os objetivos traçados pelo planejamento. "Cada área deve elaborar seu planejamento, logicamente que alinhado às diretrizes maiores da organização", afirmou. O desembargador Pedro Manoel Abreu, diretor-executivo da Academia Judicial, lembrou do começo desse processo de profissionalização do planejamento no TJ, ainda no início dos anos 2000, quando este tipo de gestão era mais ligado à iniciativa privada. "Fomos e somos criativos e inovadores; devemos, assim, continuar a partir da constante renovação e revisão de nossa visão e valores", afirmou.

A mesa de abertura dos trabalhos ainda contou com a presença do desembargador Ricardo Roesler, coordenador do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do TJ, e do assessor de planejamento, Wanderley Horn Hülse. O desembargador Nelson Schaefer Martins, governador em exercício, gravou depoimento de apoio ao evento, que foi veiculado aos presentes. Na sequência, o assessor de planejamento deu início aos trabalhos, com palestra sobre o histórico do planejamento no Judiciário catarinense e a forma como as novas metas serão traçadas nos próximos dois dias de trabalho.
 

Imagens: Ike Bottega/Assessoria de Cerimonial do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.