Voltar Comarca da Palhoça homenageia tradição açoriana com decoração sobre Festa do Divino

O Serviço Social Forense da comarca de Palhoça, na Grande Florianópolis, montou nestes últimos tempos uma decoração alusiva às festividades do Divino, de forma a valorizar um dos componentes da cultura local e proporcionar um ambiente mais acolhedor aos jurisdicionados que lá buscam atendimento. A iniciativa partiu da assistente social Andreia Espíndola, que, desde 2008 naquela unidade, não se cansa de avistar pela janela de sua sala grupos de mulheres com a bandeira do Divino em périplo pelas residências da vizinhança nos períodos de festividades.

As festas do Divino Espírito Santo, conta Andreia, constituem herança dos colonizadores açorianos e estão na memória afetiva da gente do litoral catarinense por questões de ordem religiosa, cultural e gastronômica. Elas costumam acontecer nos municípios da região da Grande Florianópolis entre os meses de maio e setembro. Durante a pandemia, contudo, ficaram excepcionalmente suspensas até a possibilidade de retomá-las neste ano.

A comarca de Palhoça, prossegue a assistente social, é diversa em tradições, manifestações culturais e povos. “Possui uma aldeia indígena na região do morro dos Cavalos, moradores descendentes de alemães católicos e luteranos, e nos últimos anos também recebeu migrantes procedentes do Haiti e da Venezuela, mas sua cultura é de base predominantemente açoriana.” Em 2023, aliás, o Estado comemorará 275 anos da chegada dos primeiros colonizadores açorianos no litoral catarinense. 

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.