Voltar Comarca de Caçador oferece espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica

Este é o mês dedicado à proteção das mulheres, chamado Agosto Lilás. Em atenção a esse público, a Vara Criminal da comarca de Caçador, desde março de 2023, desenvolve o projeto “Acolher para proteger”. A iniciativa tem por objetivo criar um espaço de acolhimento  no Fórum para as vítimas de violência doméstica, quando elas manifestam a vontade de retirar as medidas protetivas anteriormente deferidas.

Isso porque, cada vez mais, entende-se que a solução para o problema da violência doméstica está na união de esforços de profissionais diversos, com base no pensamento interdisciplinar. Desta forma, a unidade buscou o apoio do curso de Psicologia da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) como uma estratégia para o enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres.

“Queremos com isso reduzir a reiteração da violência doméstica e familiar na comarca de Caçador e ampliar a rede de proteção às vítimas de violência doméstica”, destaca a juíza Rafaela Volpato Viaro, titular da unidade. A magistrada explica que, quando a vítima comparece em cartório para manifestar interesse em retirar a medida protetiva deferida, é agendada uma data para atendimento psicológico no Fórum.

Atualmente, isso ocorre todas as sextas-feiras. Após o primeiro atendimento, o acadêmico de psicologia responsável pelo acolhimento agendará outros dois atendimentos, se necessário, para restabelecer a segurança emocional da vítima. Caso haja necessidade de mais atendimentos, a unidade a encaminha ao Núcleo de Psicologia da Uniarp.

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.