Voltar Comarca de Campos Novos adota metodologia simples para reflexão sobre ato da adoção

Unidade expõe cartazes no hall de entrada

Uma exposição com cartazes produzidos com recortes de revistas pelos participantes do curso de preparação para adoção realizado na comarca de Campos Novos, no hall de entrada daquela unidade, reforça a simplicidade como fator preponderante para induzir a uma reflexão sobre o tema.

Para a assistente social forense Edna Furtado, que conduz as atividades desde junho deste ano com cinco casais e uma pessoa solteira, o trabalho com elaboração de cartazes foi mais uma dinâmica proposta para que os pretendentes tenham a compreensão dos desafios e responsabilidades do ato de adotar.

Em encontros que acontecem duas vezes por semana, os candidatos já ouviram depoimentos de quem adotou e foi adotado, participaram de palestras e receberam dicas de leitura e filme. Nos cartazes que confeccionaram, na interpretação de Edna, o grupo transmite a mensagem de como os possíveis pais enxergam todo o processo de construção de uma nova família.

"Eles precisam sair seguros e com a certeza daquilo que querem e o que não querem", diz Edna. Ela conta que a ideia era apenas fazer com que eles refletissem a medida que preparavam os cartazes e contassem uns aos outros seu entendimento sobre o assunto. A exposição dos trabalhos não estava nos planos, mas surpreendeu pelo efeito que causa. "As pessoas param, olham e emitem comentários carinhosos e especiais sobre a adoção. Alguns deles me emocionaram".

Quem pretende adotar precisa, obrigatoriamente, passar pelo curso de preparação, oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. No programa devem estar incluídas a preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiência e de grupos de irmãos (Lei de Adoção art. 197 / item C, § 1°º). 

Imagens: Divulgação/Comarca de Campos Novos
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.