Voltar Comarca de Fraiburgo promove conscientização sobre o câncer de mama

Quem passa em frente ao Fórum da comarca de Fraiburgo, no Meio-Oeste, percebe a intenção da unidade ao chamar a atenção com a coloração rosa. Engajados no movimento “Outubro Rosa”, magistrados e servidores também usaram o tom nas roupas para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa de decorar as partes interna e externa do Fórum partiu do secretário do Foro, José Luiz Busetti, e foi apoiada pela juíza diretora Bruna Luíza Hoffmann e pelo juiz Felipe Nóbrega. “A adesão da equipe ao Outubro Rosa se destaca pelo objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença entre os colaboradores do Poder Judiciário e os jurisdicionados”, reforça a magistrada.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), neste ano 66.280 mulheres vão descobrir que têm câncer de mama. A doença é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. No Estado, esse é o tipo que mais acomete: são 93,05 catarinenses por 100 mil habitantes.

O sintoma mais frequente é o aparecimento de nódulos. Por isso, ao perceber qualquer alteração na mama, é fundamental a procura por um suporte médico para a realização do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo se descobre, maiores são as chances de cura - que podem chegar a 95%, alertam especialistas.

Mulheres com mais de 40 anos ou que tenham histórico familiar de câncer de mama devem ter acompanhamento médico constante e fazer o exame de mamografia todos os anos. ​

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.