Voltar Comarca de Itapema consegue acordos em mais de 74% das mediações realizadas este ano
A comarca de Itapema conseguiu superar a marca de 70% de acordos nas mediações judiciais familiares realizadas em quase dois anos na Justiça local. As sessões são realizadas todas as tardes, de segunda a sexta-feira, em salas próprias humanizadas, sob a responsabilidade de uma equipe de sete mediadores judiciais (seis advogados e uma assistente social).
 
No ano de 2017, das 54 mediações realizadas, 74% resultaram em acordo. Em 2018, com levantamento até o dia 12/9, foram realizadas 99 mediações, com o índice de 74,74% de acordos. A juíza Sabrina Menegatti Pítsica, da 1ª Vara Cível, entusiasta do tema, destaca que os índices alcançados são expressivos. "Temos que analisar estes dados sob o ponto de vista qualitativo", ressaltou.
 
Os dados foram apresentados recentemente pela magistrada juntamente com a advogada e mediadora Flávia Collaço Paulo Koerich, durante o Fórum Estadual dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), realizado no auditório do Tribunal Pleno. "Na medida em que as próprias partes, auxiliadas pelo mediador, constroem juntas o caminho para o consenso, os acordos são satisfatórios e sustentáveis. As chances de estas ações retornarem ao Judiciário são mínimas", assinalou a juíza Sabrina Pítsica.
 
Durante o evento, a advogada Flávia Koerich fez uma abordagem acerca da função social de transformação e fomento da cultura de paz da mediação familiar, bem como do papel do mediador e do lugar que ocupa: "Temos condição neste trabalho de olhar as pessoas como os seres humanos que são, de forma individual. Acolher suas dores, suas histórias e validar seus sentimentos sem qualquer forma de julgamento. Ao mediador não cabe julgar, interpretar, concluir. Cabe apenas o cuidado, a escuta ativa e o respeito".
 
A mediadora reforçou ainda que o apoio incondicional dado pela magistrada ao projeto de implantação da mediação foi fundamental para o sucesso das realizações alcançadas: "Não basta um sonho bonito e boas ideias. É um trabalho realizado em equipe, que envolve do gabinete ao cartório. Precisamos que o responsável por fazê-lo acontecer e colocá-lo em prática abrace a causa e confie", pontuou.
Imagens: Divulgação/Academia Judicial
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.